A "mal-amada" lampreia vai ter uma semana só sua no Flores do Bairro

Em finais de Março, o restaurante Flores do Bairro (do Bairro Alto Hotel) vai dedicar uma semana à lampreia, um peixe que não é propriamente conhecido por ser uma deliciosa iguaria…

… pelo menos para grande parte das pessoas. A lampreia é, muitas vezes, cozinhada com o seu sangue e, talvez por isso, “afaste” muita gente da mesa, quando é a anunciada nos menus.

Contudo, os verdadeiros fãs vêem nos pratos de lampreia deliciosas refeições, sobretudo no arroz feito com este peixe, muito popular no Norte de Portugal.

E é precisamente esta uma das sugestões do restaurante Flores do Bairro (Bairro Alto Hotel, Lisboa), que recebe a Semana da Lampreia, de 20 a 26 de Março.

O peixe estará disponível em pratos servidos ao almoço e ao jantar, em duas versões: Arroz de Lampreia (23 euros por pessoa) e Lampreia à Bordalesa (23 euros por pessoa). Para experimentar estas sugestões do Flores do Bairro, será preciso reserva.

Durante esta semana, o jantar de dia 23 será especial, uma vez que é feito em parceria com o projecto Endógenos, que se destaca por promover e valorizar produtos endógenos portugueses; é o caso da lampreia.

Neste dia, o chef Bruno Rocha vai «preparar um menu exclusivo que promete apresentar novas propostas para degustar a Lampreia», garantem os responsáveis do Flores do Bairro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].