Dia Mundial do Ex-Fumador: nós ajudamos a deixar o tabaco com 7 dicas

Hoje é assinala-se o Dia Mundial do Ex-Fumador e, para marcar a data, o TRENDY associa-se à NiQuitin para lhe dar a conhecer sete vícios saudáveis para acabar com o tabaco de vez.

Os maços de cigarros estão com imagens cada vez mais perturbadoras de problemas associados ao fumo do tabaco, mas nem assim conseguem demover muitas de “espetar mais um prego no caixão”. O tabaco é visto com um dos grandes inimigos do estilo de vida saudável, mas a luta deveria ser alargada a outros vícios.

Por exemplo, o consumo de açúcar também leva a complicações (e muitas), assim como o do álcool e nós não vemos nas garrafas imagens de fígados com cirrose ou dentes podres nos pacotinhos que nos dão com o café.

Mas hoje é da luta contra o tabaco que se fala e, por isso, a NiQuitin enviou-nos sete dicas para ajudar a deixar o tabaco ou, caso seja ex-fumador, para continuar assim e entreter-se com os chamados “vícios saudáveis”.

1 – PRATIQUE DESPORTO
Procure um desporto de que goste e abrace o desafio de deixar o tabaco como uma oportunidade de melhorar a sua resistência física. Substitua o sofá por uma aula no ginásio, natação, ioga ou por actividades ao ar livre.

2 – BEBA MUITA ÁGUA E COMA FRUTA
Aumente o consumo de líquidos durante as horas que passa no escritório. Troque o café acompanhado de um cigarro por água ou uma peça fruta, mas não abuse deste último recurso, por causa do açúcar natural presente nas mesmas.

3 – ARRANJE UM PASSATEMPO
Invista tempo em actividades pelas quais tenha interesse e que o mantenham ocupado, como o modelismo ou a pintura. Assim será mais fácil não ter vontade de fumar um cigarro. Solte a sua veia mais criativa e divirta-se.

4 – ADOPTE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Deixar o tabaco é uma óptima oportunidade melhorar os seus hábitos alimentares. Limpe a dispensa de alimentos processados e faça escolhas no supermercado baseadas em alimentos frescos, peixe e carnes brancas. Substitua o açúcar por xarope de agave, por exemplo, e opte por iogurtes naturais, aos quais pode acrescentar sementes, bagas ou linhaça.

5 – TENHA UM SNACK SAUDÁVEL À MÃO
Com o stress e muitas horas de trabalho, é importante ter algo saudável para comer ao longo do dia. Deixe de lado os snacks repletos de gordura ou açúcares (como as bolachas e o chocolate) e coma frutos secos ou fruta desidratada (mas mais uma vez, cuidado com os açúcares) para ajudar a combater a vontade de fumar.

6 – APROVEITE A COMPANHIA DOS AMIGOS
Deixe a sua casa por uns momentos e distraia-se com os seus amigos, mas cuidado com as influências. Procure afastar-se de ambientes com fumo ou bebidas alcoólicas, pois os mesmos potenciam a vontade de fumar.

7 – PROCURE AJUDA NA FARMÁCIA
Se nenhuma destas seis dicas que leu funcionar, o plano B será a compra de medicamentos que o ajudem a deixar o tabaco: há pensos e pastilhas que pode usar para combater o vício. Experimente as várias alternativas sugeridas pelo farmacêutico e escolha, depois, a que mais se adapta ao seu estilo de vida.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].