Comida japonesa levanta voo a bordo dos aviƵes Emirates

Os voos entre o Dubai e o JapĆ£o passaram a ter uma nova opĆ§Ć£o de menu: pratos da cozinha Kaiseki na primeira classe e uma nova Bento Box para quem voar em Executiva.

Os passageiros que voarem em primeira classe nos voos da Emirates de e para o JapĆ£o podem agora experimentar as delĆ­cias tradicionais nipĆ³nicas: um refeiĆ§Ć£o kaiseki, composta por vĆ”rias iguarias, como aperitivos frios, um prato quente, arroz aromatizado, legumes em conserva e sopa miso.

A refeiĆ§Ć£o de primeira classe da Emirates termina com uma porĆ§Ć£o de wagashi, doces tradicionais japoneses normalmente servidos com uma chĆ”vena de chĆ” verde.

Para oferecer esta nova opĆ§Ć£o de cozinha japonesa aos passageiros dos seus voos de e para o PaĆ­s do Sol Nascente, a companhia aĆ©rea Emirates colaborou com a empresa gastronĆ³mica Gate Gourmet Japan.

Esta empresa tem um conceito diferente de operaĆ§Ć£o, o chamado farm-to-table que garante a frescura dos ingredientes: todas as quintas que cultivam os vegetais estĆ£o localizadas a apenas um quilĆ³metro de distĆ¢ncia das instalaƧƵes da Gate Gourmet Japan para que a qualidade nĆ£o se degrade.

Na classe executiva, os sabores do JapĆ£o tambĆ©m marcam presenƧa, contudo de forma mais contida: serĆ” oferecida uma Bento Box especialmente elaborada de acordo com o estilo japonĆŖs. As Bento Box sĆ£o caixas de comida onde se dĆ”, sobretudo, importĆ¢ncia Ć  estĆ©tica de como a comida Ć© apresentada.

Para que a experiĆŖncia gastronĆ³mica japonesa seja o mais prĆ³xima da realidade possĆ­vel, a Emirates colaborou ainda com o fabricante de utensĆ­lios de mesa japonĆŖs Noritake para desenvolver uma linha exclusiva de acessĆ³rios baseados no conceito ‘miyabi’ que significa ‘elegĆ¢ncia’ ou ‘requinte’.

Os menus sĆ£o servidos com uma selecĆ§Ć£o de bebidas com e sem Ć”lcool, incluindo cerveja Asahi, Ā«apenas disponĆ­vel nas rotas japonesasĀ», ressalva a Emirates

ComeƧou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĆ£ tĆ”ctil e praias selvagens do Alentejo. Ɖ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĆ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].