Zomato: foi assim que os portugueses comeram fora em 2015

A Zomato acaba de revelar a infografia Hábitos de Comer Fora em 2015, que mostra como é que os portugueses usaram a app de descoberta de restaurantes nas cidades de Lisboa e Porto.

A aplicação Zomato já é indispensável para muitos portugueses de Lisboa e Porto na altura de procurar um restaurante para almoçar ou jantar fora. Em 2015, a empresa reuniu os dados que compõem o seu primeiro estudo sobre os hábitos dos portugueses no que respeita à restauração.

‘Sushi’ foi a palavra mais pesquisada em ambas as cidades nas duas cidades onde a Zomato está presente, mas há uma diferença nas buscas: ‘Pizza’ é a campeã em Lisboa e ‘Tapas’ surge em primeiro lugar no Porto.

A Zomato revela ainda que quinta e sexta-feira são os dias em que mais pessoas decidem onde comer fora, com as pesquisas por sítios onde comer entre as 17 e as 19 horas, na tradição bem portuguesa de deixar tudo para a última.

Curiosamente, os restaurantes de luxo são os espaços mais procurados na Foz e Cais de Gaia (Porto) e na Baixa/Chiado, Parque das Nações e Cascais (Lisboa). Também em Lisboa, Cais do Sodré e Bairro Alto são as zonas onde os bares e nightlife são os espaços mais procurados. No Porto, este tipo de busca é feita para as zonas da Baixa e da Ribeira.

Actualmente, a Zomato diz ter 1,2 milhões de visitas por mês na sua app onde disponibiliza informação sobre 17 mil restaurantes nas áreas da Grande Lisboa, Margem Sul (principais centros urbanos) e Porto. Em baixo pode ver a infografia completa da Zomato e fazer o download do PDF aqui.
Infografia Zomato Portugal

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].