Música para correr? O Spotify tem a playlist ideal para si!

Para ajudar a dar às pernas, o Spotify revela a playlist ideal com as músicas de corrida mais escutadas de 2015.

Começar o novo ano com o regresso aos treinos e à corrida foi e é o objectivo de muitas pessoas que descansaram durante as festas. Um novo estudo do Spotify prova que mais de 60% dos corredores afirmam que a música os ajuda a correr mais rápido e durante mais tempo, pelo que já não dispensam o smartphone e os auscultadores durante o exercício físico.

Na lista das músicas mais ouvidas de 2015 para running, dominam as cantoras, desde Beyoncé até Missy Elliott e à girl band TLC. Run the World (Girls) é mesmo a música que lidera a lista das ais ouvidas, seguida de perto por Chandelier (Sia) e Uptown Funk (Mark Ronson e Bruno Mars). Sete das dez principais músicas ouvidas para correr são de artistas femininas – aqui fica o Top 10 completo:

O estudo feito pelo Spotify chegou a várias conclusões e é o espelho dos hábitos de corridas dos utilizadores deste serviço de streaming de música. Uma das principais é a de que a música se assume como a melhor ferramenta de treino para corridas de todas as distâncias. Estas são outras delas:

3/4 dos corredores dependem da música para os seus treinos
88% desses corredores disseram que a música é importante ou vital para a sua corrida
47% diz que a música os distrai e 39% referem que ajuda a manter uma passada regular
45% acha que uma banda-sonora de qualidade é a melhor forma de ganhar motivação para correr
28% acham incómodo quando uma música pára a meio de uma corrida
36% criticam o facto de o ritmo ser demasiado lento ou rápido para a corrida
30% já ouviram playlists aborrecidas

Quem não quiser estar com o trabalho de procurar playlists de running ou estiver com dificuldade em criar a sua própria playlist, pode sempre usar a app Spotify Running no smartphone. Esta consegue calcular o ritmo da passada e apresentar uma mistura non-stop de músicas que coincidem com o tempo e o gosto musical de cada utilizador.

Os utilizadores do Spotify Running já ouviram mais de cinco milhões de horas de música e correram mais de 55 milhões de quilómetros, «o equivalente a dar a volta ao mundo 1386 vezes», diz a empresa.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].