Ciclo de cinema Wes Craven chega ao TVCine

Wes Craven deixou-nos este Verão mas o seu legado vai permanecer para sempre como mestre do terror, muito por culpa de filmes como Pesadelo em Elm Street e a Maldição dos Mortos-Vivos.

«Os filmes de terror não criam medo, eles apenas o libertam», achava Wes Craven, que também costumava dizer às suas equipas: «O primeiro monstro com o qual é preciso assustar a audiência somos nós».

Wes Craven não teve uma infância fácil, o que terá sem dúvida contribuído para o seu imaginário repleto de terror. A relação com os pais era altamente disfuncional – com o pai sempre foi muito distante, devido ao seu carácter extremamente violento; a mãe, severa e extremamente religiosa, restringiu-o desde cedo a falar com raparigas.

Quando o conseguiu fazer, já na escola secundária, estava de tal forma aterrorizado que acabou por casar apressadamente para fugir do domínio maternal. O resultado não foi bom: dois divórcios.

Wes Craven atribuiu aos pais a responsabilidade pelo lado negro e traumatizado dos seus filmes. É também de um choque na infância que surge a personagem de Freddy Krueger. Alegadamente o pequeno Wes terá visto através da janela do quarto um sem-abrigo com uma cara medonha e deformada e que ficou a mirá-lo durante alguns minutos.

Os traumas de infância levaram Wes Craven a escrever, realizar e produzir filmes que são obras-primas do cinema de terror, com temas recorrentes como problemas familiares, armadilhas complexas, cenas muito gráficas, violentas e quase sádicas de mortes, vilões fisicamente monstruosos e crianças brutalmente assassinadas.

Depois da sua morte, no Verão de 2015, chega agora a vez de os canais TVCine homenagearem o realizador: entre 20 e 24 de Janeiro, sempre às 23 horas no TVCine 4, os filmes de Wes Craven tomam de assalto as televisões dos assinantes destes canais pagos de cinema e séries.

Este ciclo começa a 20 de Janeiro, quarta-feira, com Perigo no Pântano (1982), um filme em que, após uma experiência científica que corre mal num pântano, vê o professor Alec Holland confrontar-se com a criatura maligna que criou.

Pesadelo em Elm Street (1984) chega no dia seguinte com o temível Freddy Krueger a assaltar os pesadelos de vários jovens, matando-os sem dó nem piedade durante o sono. Todos menos a inocente Nancy Thompson, num filme que revelou Johnny Depp.

A Maldição dos Mortos-Vivos (1988) é emitido a 22 de Janeiro. Um antropologista vai até ao Haiti para investigar a lenda de uma substância que, conjugada com magia negra, transforma as pessoas em zombies, trazendo-as de regresso à vida depois de mortas.

Os Prisioneiros da Cave (1991), exibido 23 de Janeiro, conta a história de uma casa num pacato bairro que os vizinhos acreditam estar assombrada. Quando um miúdo e o seu grupo assaltam a casa vão descobrir o que se esconde debaixo das escadas.

O Especial Wes Craven: Mestre do Terror termina a 24 de Janeiro com Amaldiçoados (2005), um filme protagonizado por Christina Ricci, Jesse Eisenberg e Portia De Rossi. Na sempre misteriosa Mullholland Drive, em Los Angeles, uma rapariga tem um acidente de carro e é atacada por uma criatura que mais tarde percebe ser um lobisomem.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].