6 gadgets da Apple de que nunca tinha ouvido falar!

Hoje em dia a marca Apple é a mais valiosa do mundo e os seus gadgets fazem parte da vida de quase todos nós, seja com os iPhones ou iPads, ou mesmo com os Mac.

Da mente de Steve Jobs e do estirador do designer Jony Ive saíram alguns dos produtos mais vendidos nos últimos 15 anos – iPod, iPhone e iPad, os chamados ‘iDevices’ chegaram a milhões de pessoas e tornaram-se sinónimos de ‘leitor de música’, ‘smartphone’ e ‘tablet’.

A Apple é daquelas poucas marcas em que o uso dos seus dispositivos é ligado a um estilo de vida e confere status social. Mas nem sempre foi assim: nos anos 90 a empresa esteve para fechar e andou à deriva no que respeita à criação de novos produtos.

Outros que foram lançados mais tarde nunca chegaram a ter o sucesso dos iDevices e alguns deles foram produzidos durante poucos anos até saíram em definitivo de “circulação”. Aqui ficam os 6 gadgets da Apple de que nunca tinha ouvido falar!


Cassetes de jogos Apple

Apple II K7
Em 1978, o principal computador da marca era o Apple II e tal como outro ícone tecnológico dos anos 80 – o Spectrum – usava cassetes iguais às de música para os jogos. Slot Machine, Star Wars e Lemonade stand foram alguns dos que tiveram grande sucesso neste formato.


Camisolas Apple

Apple Fashion Collection
Não é bem um gadget, mas merece à mesma fazer parte desta lista. Em 1986 a marca lançou uma linha de moda chamada Apple Collection para homem e mulher. Ao contrário das camisolas de gola alta pretas de Steve Jobs, estas sweats eram largas e com o logo da Apple às cores. Havia ainda bonés, t-shirts, polos, cintos e óculos, sempre em cores vivas a fazer lembrar a Benneton.


Apple Newton MessagePad

Apple Newton MessagePad
Cerca de 20 anos antes de o iPad ser lançado, a Apple criou o seu o primeiro terminal com em ecrã táctil e acesso à Internet, o Newton. Com um ecrã monocromático, tinha aplicações de calendário, lista telefónica e notas, este gadgets trazia ainda uma caneta para escrever no ecrã e para navegar pelos menus. Foi um fracasso de vendas e só esteve nas lojas durante cinco anos (1993-1998).


Apple PowerCD

Apple PowerCD
Pensava que o único leitor de música da Apple era o iPod? Desengane-se. Em 1993 a marca lançou um player digital em parceria com a Philips que servia para duas coisas: ouvir música, quando ligado a colunas, e leitor de CD, quando ligado a um Mac. O PowerCD vinha ainda acompanhado por um comando.


Máquina fotográfica QuickTake

Apple QuickTake
Hoje em dia, as únicas máquinas fotográficas vendidas pela Apple vêm integradas no iPhone e no iPad. Mas é preciso lembrar que entre 1994 e 1997 a empresa vendeu uma câmara digital fabricada pela Kodak com um incrível sensor de 0,3 MP e capacidade de armazenamento de 1 MB. Na altura custava cerca de 650 euros.


Pippin

Consola Apple Pippin
Uma consola de jogos Apple? Sim, é verdade e, mais uma vez, um produto dos loucos anos 90. Tal como o Newton, este gadget foi um fracasso e durante os três anos que esteve disponível (1995-1997), a Pippin vendeu apenas 40 mil unidades.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].