6 dicas para se preparar para uma corrida: abata os quilinhos das festas!

A Virgin Active e o TRENDY explicam-lhe a melhor forma de se preparar fisicamente para dar corda aos sapatos!

O running é a forma de exercício físico mais acessível e, talvez, a mais praticada em todo o País. Com pouco equipamento e acessórios é possível começar a correr para manter a forma, seja na cidade ou no campo.

Depois de uma quadra festiva recheada de doces e iguarias calóricas, a primeira semana de Janeiro é sempre a escolhida para começar a abater os quilinhos extra ganhos no Ano Novo e no Natal. Estas são as nossas dicas para que a sua corrida seja um verdadeiro êxito. Quer seja um runner profissional ou apenas queira se divertir com a família e amigos, a ideia é motivá-lo a calçar os ténis e lançar-se a correr.

1. Qual deve ser a carga de treinos antes de uma corrida?
Comece por reduzir as suas corridas diárias para uma a três vezes por semana, sem exceder os 25-30 minutos. Como alternativas adicionais, para manter a forma tanto do coração como dos pulmões, pode ir nadar ou realizar exercícios curtos de cárdio que sejam aconselháveis para chegar ao dia da corrida totalmente preparado para ultrapassar o seu recorde pessoal. Se prefere treinar no ginásio a melhor opção são as passadeiras de corrida.

2. O que comer antes da corrida?
O ideal é que durante os dias anteriores à corrida tome uma combinação de hidratos de carbono e proteínas. Existem ainda alimentos tradicionais que ajudam a combater o cansaço das corridas como cereais integrais, a nozes e a cafeína, que é um potente estimulante.

3. E no dia da corrida?
Na noite anterior à corrida consuma alimentos com muitos carbo-hidratos para ganhar energia. Uma boa opção é, por exemplo, um prato de frango e massa. É importante evitar as comidas picantes ou com as quais não esteja familiarizado.

Por outro lado, na manhã do dia da corrida, o melhor é consumir, ao pequeno-almoço, uma taça de leite com aveia e fruta fresca. E se possível tomar o pequeno-almoço três horas antes do início da corrida para que o seu estômago tenha tempo para digerir a comida e processar a energia. E não se esqueça de beber muita água!

4. Qual é a importância dos alongamentos e aquecimentos antes da corrida?
Alongar as pernas antes da corrida ajuda os seus músculos a ficaram preparados e diminui as dores do dia seguinte. Para o aquecimento é recomendável correr 15 minutos de forma calma e realizar sprints de 100 metros quatro vezes. Aconselha-se também a trabalhar os intervalos aeróbicos com repetições a cada dois ou três minutos.

5. E quando terminar a corrida?
Primeiro, deve correr lentamente durante 15 minutos, o que ajudará o corpo a voltar ao estado habitual. Depois da corrida, coma alimentos com uma boa base de proteína, gordura e hidratos de carbono, já que são essenciais para uma boa recuperação.

6. Quais são as palavras-chave para uma boa preparação?
Treine, Alimente-se, Desfrute, Alongue, Recupere. Com estes passos e a sua melhor atitude, a corrida será um autêntico êxito. Mas não se esqueça que o mais importante é sair e divertir-se da melhor forma: a fazer exercício.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].