Skrei Fest Mercado da Ribeira

Mercado da Ribeira recebe primeiro Skrei Fest, o festival do bacalhau!

por • 15 Fevereiro, 2015 • Gourmet e IguariasComentários fechados em Mercado da Ribeira recebe primeiro Skrei Fest, o festival do bacalhau!1486

O fiel amigo que vem das águas frias na Noruega vai ser a estrela do primeiro Skrei Fest em Portugal, onde vai haver eventos de show cooking.

Aquele que é considerado como o mais nobre peixe da Noruega é o centro de atenções no Time Out Mercado da Ribeira de 19 a 25 de Fevereiro, durante o primeiro Skrei Fest. Durante o evento, oito chefs vão servir esta iguaria e apresentar show cookings de skrei, que é comido fresco ao contrário do tradicional, que é salgado e depois demolhado.


O QUE É SKREI?
Skrei é bacalhau, porém nem todo o bacalhau é skrei. Skrei é bacalhau no auge da sua vida e faz parte da reserva de bacalhau no Mar de Barents (Gadus morhua). Passa grande parte da sua vida nas águas do mar de Barents, ricas em nutrientes, e quando atinge a maturidade sexual (por volta dos 5 anos) passa os meses de Inverno em migração até à costa da Noruega para desovar. A palavra skrei vem provavelmente do termo escandinavo skrida que significa ‘vaguear’ ou ‘andar’.Fonte: skreidanoruega.com.


«Os show cookings vão decorrer sempre num local específico para que todos possam ver, e até aprender, como os chefs preparam esta iguaria, uma vez que as receitas que aí serão apresentam não são segredo», explica a organização.

Além dos restaurantes do Mercado da Ribeira (onde o TRENDY esteve recentemente para conhecer as tendências Margão para 2015), outros 19 restaurantes vão ter o Skrei nas suas ementas até Abril, mês em que este bacalhau fresco sazonal deixa de ser pescado.
Skrei Fest

Artigos Relacionados