morte filipa vacondeus

Filipa Vacondeus: morreu a cozinheira das receitas simples e económicas

por • 6 Janeiro, 2015 • Celebridades 🔥Comentários fechados em Filipa Vacondeus: morreu a cozinheira das receitas simples e económicas1775

Maria Filipa Carneiro de Mendonça Côrte-Real Vacondeus tinha 81 anos. Faleceu hoje, vítima de pneumonia depois de ter sido internada no Natal no Hospital Pulido Valente.

Foi a cozinheira que nos ensinou que a gastronomia, para ser boa, não precisa de ter ingredientes estranhos e com nomes complicados. De uns restos de frango e vegetais cozidos fazia-se uma bela quiche; o bacalhau cozido do dia anterior dava uma deliciosa roupa velha. Filipa Vacondeus faleceu a 6 de Janeiro de 2015, aos 81 anos.

É assim que muita gente recorda Filipa Vacondeus, a cozinheira que aprendeu sozinha a ser uma verdadeira “mestra de culinária”. Foi na RTP, durante os anos 80 e 90 que Filipa criou o seu público, quando todas as semanas apresentava Teleculinária juntamente o mítico Chefe Silva.

A popularidade de Filipa Vacondeus levou-a a ser caricaturada por Herman José no seu Tal Canal: no programa fictício Cozinho Para o Povo, o humorista interpretava Filipa de Melo e Castro Bragança Sousa Dias. A serviçal Emília, que fazia dupla com Filipa, era Margarida Carpinteiro.

[jwplayer mediaid=”23449″]

Herman fez uma caricatura que ficou na memória dos portugueses por usar sempre «imensa paprika» nos cozinhados. Filipa Vacondeus, numa entrevista recente, disse que nunca apresentou um programa onde tenha verbalizado este chavão. Durante o programa Herman 2010, a cozinheira foi mais uma vez caricaturada em vários sketches.

Entre 2010 e 2012, Filipa Vacondeus foi visita assídua da Praça da Alegria na RTP, onde cozinhou alguns pratos ao vivo. Entre a publicação de alguns livros (como Os Truques da Filipa, em 2010; ou Os Petiscos da Filipa, em 2013), Filipa Vacondeus voltaria ao pequeno ecrã para gravar ‘À Boleia da Filipa’ para o canal 24 Kitchen, juntamente com Filipa Gomes, a apresentadora de ‘Prato do Dia’.

Filipa Vacondeus com Filipa Gomes 24 Kitchen

Filipa Gomes gravou com Filipa Vacondeus um programa para o 24 Kitchen onde as duas cozinhavam na rua, dentro de uma carrinha.

Este acabou mesmo por ser o seu último trabalho. Filipa Vacondeus (que começou por ser hospedeira na TAP) faleceu dia 6 de Janeiro, em Lisboa, aos 81 anos, vítima de pneumonia.

[jwplayer mediaid=”23450″]
[jwplayer mediaid=”23452″]

Artigos Relacionados