Vorwerk

Review: Bimby 5.ª Geração

por • 6 Novembro, 2014 • Estrelas TRENDY ⭐️, High-TechComentários fechados em Review: Bimby 5.ª Geração6572

A nova Bimby acaba de chegar ao mercado português e vem cheia de novidades tecnológicas!

A Bimby de quinta geração da Vorwerk traz muita coisa nova: um ecrã LCD sensível ao toque, receitas numa espécie de pen USB (a Chave de Receitas) que o guia através de todos os passos necessários para confeccionar e uma nova forma de fechar a tampa que agora usa dois motores eléctricos.

O design também mudou, o novo modelo Bimby é mais alto e, como o copo é do mesmo tamanho do usado na versão anterior, parece desproporcionado no meio de tanto plástico. Duas novidades úteis são a inclusão de uma pega de transporte e um enrolador para o cabo de alimentação.

Os botões físicos desapareceram todos para dentro do ecrã LCD. O único que ficou foi o botão multifunções à direita, que serve para programar tempos, temperaturas e a velocidade da lâmina. A indicação da temperatura de funcionamento é feita agora através de dois LED que estão de cada lado do copo que passam de verde a vermelho à medida que o copo aquece.

Nesta nova Bimby, a Chave com as receitas automáticas é uma peça redonda com quatro contactos que se liga do lado esquerdo da máquina e fica presa através de um sistema magnético.

O ecrã é sensível ao toque e, como dissemos, substitui os botões físicos que estavam na frente da máquina original. Quando liga a máquina aparecem os três controlos básicos: tempo, temperatura e velocidade. Abaixo do ecrã estão mais quatro botões virtuais que permitem aceder directamente ao menu inicial, à balança, ao modo para amassar e turbo e à inversão da direcção de rotação da lâmina.

Tudo o resto está disponível através dos menus. Por falar em menus, para lá das funções básicas o resto é um pouco confuso nesta nova Bimby. Se não vejamos: coisas essenciais como a lista de ingredientes das receitas automáticas que estão na Chave de Receitas que acompanha a Bimby 5G deviam ser as primeiras a aparecer quando se escolhe uma dessas receitas, mas não; tem de se fazer scroll do conteúdo do ecrã para a ver.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Isto faz com que este conceito de “receita automática” seja um pouco inútil porque, ou se sabe os ingredientes e as respectivas quantidades de antemão, ou então tem de se recorrer ao livro físico. Por falar em receitas automáticas que vêm na Chave de Receitas Bimby, porque é que não estão lá as receitas básicas que vinham no livro que acompanhava a versão anterior da máquina? Lá temos nós que ir ao livro outra vez…

Já que a Vorwerk quis dar o “salto tecnológico” por que não fazer uma app que “falasse” com a máquina, via Bluetooth ou Wi-Fi, algo que centralizasse a compra de ingredientes e a confecção dos pratos? Existe uma app oficial da Bimby para iOS, mas só serve para ver receitas.

De resto, em termos de funcionamento, faz exactamente o mesmo que a anterior só tem de (re)aprender os sítios das funções. Tal como acontece na evolução de outros produtos digitais, o processo de aprendizagem de utilização da Bimby é sempre mais complicado para quem já os usava antes de evoluírem.

Também terá de ajustar alguns tempos e/ou temperaturas porque esta máquina nova aquece um pouco mais e mais depressa, o que pode levar a resultados inesperados. No final do dia, valerá a pena mudar da Bimby antiga para a nova?

Não e sim. Não, porque, se já tem uma e está contente com ela, para lá do ecrã esta máquina não faz nada a mais que a anterior. Se achar que o motor ou a balança da sua máquina antiga já não funcionam como deve ser, mude. A outra razão que vejo para mudar da antiga para a nova é querer ter uma novidade na cozinha. Claro que vale a pena.

COMPRAR A NOVA BIMBY 5G
Para comprar a nova Bimby da Vorwerk tem de aceder ao site e preencher um formulário. Depois um/a Agente Bimby vai contactá-lo/a para fazer uma demonstração da máquina. O processo de compra fica concluído assim que efectivar a compra depois do período de teste. Também pode ligar para o 800 500 202 (segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas) e pedir uma demonstração. O preço da nova Bimby 5G é de 1095 euros, já com o livro ABC da Bimby e a Chave de Receitas incluída.

[jwplayer mediaid=”20856″]

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish