cerveja maldita

Cerveja portuguesa Maldita conquista a Europa

por • 3 Outubro, 2014 • Made in PortugalComentários fechados em Cerveja portuguesa Maldita conquista a Europa2352

Sagres, SuperBock, Coral, são das cervejas nacionais mais conhecidas, mas lá fora são as artesanais que estão a dar cartas. A mais recente foi a Maldita, com a English Barleywine, no World Beer Awards 2014.

Para tentar fugir aos sabores convencionais da cerveja de produção industrial, vários empreendedores nacionais estão a optar por produzir cerveja artesanal – e Portugal já tem umas boas dezenas, entre as quais a Sovina, a Zurrapa ou A Cabra.

E lá fora, os concursos internacionais parecem estar a gostar do que cá se produz: a English Barleywine Maldita, uma cerveja portuguesa artesanal, foi recentemente distinguida no World Beer Awards 2014, na categoria Best Barley Wine.

Esta cerveja é feita em Portugal, Aveiro, pela família Faustino – Artur e Gonçalo, pai e filho, que gere a empresa Faustino Microcervejeira. Além da English Barleywine, a Maldita produz ainda a Robust Porter e a Bohemian Pilsner.

Conheça melhor a English Barleywine

Esta cerveja caracteriza-se pelos aromas frutados e intensos que persistem, acompanhados por leves notas a caramelo. No copo apresenta uma cor acobreada e espuma desvanescente de cor branca.

Com textura aveludada tem um amargor característico que contraste com um sabor a caramelo que a torna numa bebida completamente distinta e única. Tem um teor alcoólico elevado, 9% de teor alcoólico, e deve ser bebida a cerca de 10 graus num copo Snifter ou idêntico.

Relativamente ao acompanhamento, esta cerveja pode ser bebida com queijos fortes ou refeições de carnes com sabores fortes e intensos como carnes de caça. Emparelha igualmente bem com doces e sobremesas com sabores a caramelos.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish