Odisseia mostra cenários caóticos num documentário sobre o Airbnb

Este Sábado, o canal Odisseia para vai passar um documentário sobre a plataforma de aluguer particular de casas Airbnb. Sonho ou pesadelo?

O Airbnb tem tudo para ser um óptimo negócio: conseguimos alugar a nossa casa/apartamento à noite e ter uma fonte de rendimento extra. Do outro lado, os hóspedes ficam com um espaço equipado e fogem aos preços exorbitantes de alguns hotéis.

Mas, de acordo com o documentário que o Odisseia vai emitir no próximo Sábado, dia 29 de Julho, às 22 horas, os “bastidores” do Airbnb ocultam uma realidade muito longe deste sonho.

Com isto, não se pense que o negócio do Airbnb é um pesadelo total: há bons e maus inquilinos/proprietários e a plataforma funciona perfeitamente, quando é usada por pessoas de bem.

No entanto, o Odisseia lembra que por trás do «design apelativo das páginas web, esconde-se também um lado obscuro». É esta a realidade onde vivem «proprietários fraudulentos, inquilinos que se transformam em verdadeiros pesadelos e um sistema legal que não está à altura».

Neste documentário de uma hora, o canal Odisseia investiga ainda a «ocupação ilegal, os quartos sem higiene, as casas assaltadas» e vai ainda revelar alguns dos «casos mais bizarros da história da empresa».

O Airbnb tem causado várias polémicas em torno da forma de aluguer de casas, com muitas queixas do sector hoteleiro que acusa o site de promover uma concorrência desleal. Isto motivou mesmo uma entrada em cena da ASAE, para detectar ilegalidades.

Em relação a números, em Portugal o Airbnb gerou, em 2016, «um impacto económico de 1,07 mil milhões de euros», diz o Odisseia, quase «o dobro de 2015».

Ainda segundo o Odisseia, os senhorios portugueses com casas para arrendar no Airbnb receberam, em 2016, «1,65 milhões de hóspedes».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].