As 10 cidades mais vegan-friendly de Portugal

Vegan ©Vegan Liftz
Vegan ©Vegan Liftz

O Holidu, um site que serve de motor de busca para encontrar casas de férias, lançou um estudo onde conclui quais são as cidades nacionais mais amigas da dieta vegan.

Já não se pode dizer que o estilo de vida ligado ao vegetarianismo ou ao venganismo é uma moda. Têm sido identficados vários benefícios em adoptar este regime alimentar; além disso, cada vez há mais restaurantes dedicados a esta gastronomia.

Como muitos de nós vamos entrar de férias, ficamos sem acesso os restaurantes vegan da nossa cidade, caso o destino seja outro, claro. Se está a pensar fazer férias por Portugal, e quiser saber quais as cidades mais vegan-friendly, aqui fica o resultado do estudo da Holidu.

10 РSet̼bal
A cidade banhada pelo Sado, casa do peixe grelhado e do choco frito, fecha a lista de cidades mais vegan friendly de Portugal graças ao crescimento das opções de restaurantes veganos na cidade.
A nossa sugestão: O Canteiro (Rua Cecília Rosa de Aguiar, 7).

9 – Braga
Conhecida como a cidade mais jovem de Portugal, e fruto dessa característica, tem jovens que procuram cada vez mais opções vegetarianas e vegan; aqui não vamos ver, de certeza, tofu e seitan por um canudo…
A nossa sugestão: Anjo Verde (Largo da Praca Velha, 21).

8 – Coimbra
Tal como em Braga, a população jovem está mais atenta aois benefícios de uma dieta sem carne e derivados.
A nossa sugestão: GreenSide (Rua das Parreiras, 31).

7 – Aveiro
Ovos moles, caldeirada de enguias, leitão… a cidade dos moliceiros tem uma gastronomia tentadora, mas nada que consiga converter um vegetariano, claro.
A nossa sugestão: Dona Alface (Rua Engenheiro Von Hafe, 36C).

6 – Ponta Delgada
Na primeira cidade fora do Continente há vários mercados com vegetais sempre frescos, o que depois “alimentas” os restaurantes vegan e vegetarianos de São Miguel.
A nossa sugesṭo: P̩s Verdes РCasa de Cha (Rua Direita da Igreja, 4).

5 – Funchal
E, logo a seguir, a Madeira. É mais uma ilha onde os vegetais anundam e, por isso, é muito fácil conseguir fazer refeições que não incluam carne nos menus.
A nossa sugestão: Coração Vegano (
Rua dos Aranhas, 80).

4 – Lisboa
Embora figure em destaque no pódio das cidades mais vegan-friendly da Europa, Lisboa ocupa uma posição um pouco mais baixa em comparação as outras cidades portuguesas. A razão? O rácio entre população e oferta.
A nossa sugestão: Os Tibetanos (Rua do Salitre, 117).

3 – Faro
A capital algarvia é a primeira do pódio de cidades mais vegan-friendly de Portugal. A quantidade de turistas que recebe e que estão mais conscientes para este estilo de vida sem carne, obrigou a cidade a ter mais opções vegan.
A nossa sugestão: The Woods (Rua Conselheiro Bivar, 26).

2 – Porto
Ok, a francesinha é incontronável no Porto. Mas acredite: já há restaurantes com francesinha vegan. Mas há muitas mais opções para provar na Invicta.
A nossa sugestão: Em Carne Viva (Avenida da Boavista, 868).

1 – Lagos
O primeiro lugar das cidades mais vegan friendly de Portugal pode ser uma surpresa. Mas esta é uma zona onde se juntam ingleses, alemães, holandeses e outras nacionalidade que têm umn estilo de vida saudável e onde a carne não entra.
A nossa sugestão: Estúdio Vegetariano (Rua da Oliveira, 30).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].