A pastelaria saudável está guardada numa Despensa em Lisboa

Inaugurada a meio de Maio, a healthy pastry Despensa N.6 promete brunches, lanches e pequeno almoços sem qualquer ingrediente artificial, glúten e açúcares refinados.

Se está a pensar começar o dia na Despensa N.6 com uma galão e uma bola com creme, tire daí a ideia. Ok, aqui há brwonies, tarte de amêndoa, pão e crepes, mas é tudo saudável.

E, por ‘saudável’ entendam-se opções sem trigo, milho, açúcares e óleos refinados, nem qualquer ingrediente artificial: «Aqui todos os produtos são guilt & glúten-free», contam Patrícia e Pedro, os criadores do conceito.

Na Avenida Sacadura Cabral (Lisboa, zona do Campo Pequeno), a Despensa N.6 abre-se para nos apresentar um espaço com cores suaves, decoração minimalista, ams muito acolhedora.

Os tons verde pastel e branco, contrastam com mesas e estantes em madeira, odne também não faltam apaontamentos em metal cobre.

É uma decoração que foge um pouco ao vintage que costuma ser “chapa 5” neste tipo de espaços mais healthy e nos trasmite traquilidade. A faltar, para que tudo fiqque perfeito, está o ar condicionado, que estará para breve.

Até lá, estar a almoçar uma sopa bem quente (de abóbora, como nós) com quase 30 graus lá fora, fica perto do insuportável. Esperemos, por isso, por por um ambiente mais fresco na Despensa N.6 para desfrutar da healthy pastry de forma mais cómoda.

Embora esteja mais direccionado para lanches e brunches, se escolher este espaço para almoço não vai ficar mal servido. Patrícia e Pedro criaram um menu com várias iguarias que o vão deixar satisfeito e, melhor que tudo, mais saudável.

Aqui o destaque vai para os salgados do dia (2 euros), fritatas com vários ingredientes que vão deste o granco, à couve roxa, aos cogumelos e a outras proteínas. As saladas, servidas em doses bem generosas são uma opção mais clara.

Pode escolher entre três Queijo e Nozes (7,50 euros), Hummus e Atum. Delicioso a experimentar sem qualquer restrição, é o pão feito na Despensa N.6 feito com vegetais e sementes.

Em rela̤̣o aos brunches, temos duas op̵̤es: 8,50 e 10,50 euros. O leite, quer neste menu, quer num de pequeno almo̤o, ̩ sempre de origem vegetal Рam̻ndoa ou c̫co, tamb̩m feitos na cozinha da Despensa.

Este é claramente um espaço que se parece com um pequeno oásis na zona onde se insere, onde as tascas, pastelarias e restaurantes banais se sucedem entre ruas e ruelas que ligam a Avenida de Roma e o Campo Pequeno.

Um nota final: prove a Kombucha, uma bebida probiótica fermentada a partir de chá verde que também leva vingare. Apesar de ter um aroma um pouco forte, o sabor é delicioso e parece uma mistura entre cidra de maçã e vinho.

Para duas pessoas, com uma bebida (para já, não há vinho ou cerveja – as versões biológicas estão a caminho) o preço médio é de oito euros, um preço excelente para a qualidade oferecida.

Ah, e ainda há possibilidade de encomendar comida e levar para casa, já que esta healthy pastry tem serviço de take away. A carta completa da Despensa N.6 pode ser descarregada aqui.

Despensa N6 Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].