Kenwood comemora 70 anos e apresenta novos robots de cozinha

A marca britânica de electrodomésticos tornou-se septuagenária e, para assinalar a data, apresentou duas novas linhas robots de cozinha: kMIX e CHEF.

Foi em 1947 que Kenneth Wood começou o “império” que é hoje uma das marcas mais respeitadas de electrodomésticos. Tal como muitas das grandes empresas da actualidade, também a Kenwood teve uma origem modesta: à semelhança da Apple, tudo nasceu numa garagem.

E o primeiro produto da empresa nem foi um robot de cozinha ou uma misturadora, mas sim uma torradeira de expulsão automática (a A100).

Só três anos mais tarde, 1950, é que Kenneth Wood criou o primeiro robot de cozinha, o Kenwood Chef (em baixo, na foto). Este equipamento tinha três motores, cada um com uma velocidade de rotação diferente.

Kenwood 1950

Foi aqui que a Kenwood começou a tornar-se «especialista em processadores de alimentos», conta a marca. O percurso da marca foi feito por várias aquisições de outra empresas (como a Ariete, em 1993). Em 2001, a Kenwood oassou a integrar o grupo De’Longhi.

Depois, quando as máquinas do género da Bimby começaram a tornar-se moda, a Kenwood lançou a sua própia versão deste equipamento. O Cooking Chef chegou ao mercado em 2009.

Em 2017, e para comemorar os setenta anos, a Kenwood anunciou a disponibilidade de duas novas gamas de robtos de cozinha: a kMIX e a CHEF.

Os robots kMIX (450 euros) misturam, batem, amassam e envolvem, com uma potência de 1000 W. Este equipamento tem um controlo de velocidade inteligente e traz alguns acessórios, como a Picadora de Carne, Elaborador de Massa Fresca e Moinho Multifunções. A taça em aço inoxidável tem cinco litros.

Kenwood Chef kMIX

Já a gama CHEF tem quatro versões disponívels XL, Elite, Elite XL e Titanium, com as versões a variarem entre os 1200 e os 1700 W. Também com controlo de velocidade, alguns modelos vêm com as funções Pulse e Envolver.

Para estes modelos, mais avançados, a marca disponibiliza «mais de vinte acessórios extra». Os preços recomendados andam entre os 500 e os 1050 euros.

Se está a pensar fazer um upgrade à sua cozinha, aqui ficam algumas sugestões da Kenwood.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].