Paula Rego cria Figo para a Bordallo Pinheiro

A artista plástica Paula Rego foi convidada pela Bordallo Pinheiro para criar uma peça exclusiva em cerâmica. O resultado é o Figo, uma adaptação de uma escultura têxtil sua.

Depois de Joana Vasconcelos e a sua peça Surf, a Bordallo Pinheiro mostra mais uma colaboração com uma artista nacional. Desta vez foi Paula Rego que criou uma peça em cerâmica para o portfólio da marca.

A peça desenhada por Paula Rego é uma adaptação em cerâmica de uma escultura têxtil sua chamada Figo. «Nos anos 60 fazia muitas tapeçarias bordadas, e almofadas também, e de repente tive uma ideia de fazer um figo gigante. Penso que o fiz em 1967», explica a artista.

Figo é considerada a primeira peça em cerâmica de Paula Rego e mostra as «texturas típicas dos areados e musgados da cerâmica Bordalliana». A peça exibe ainda o vidrado verde «característico das Caldas da Rainha e do naturalismo de Raphael Bordallo Pinheiro».

Esta é ainda a primeira obra a integrar uma nova coleção da Bordallo Pinheiro, a WWB – WorldWide Bordallianos, que pretende juntar artistas plásticos de referência internacional, em «edições numeradas e limitadas a 125 exemplares», diz a marca.

Figo Paula Rego Ceramica
Figo Paula Rego Ceramica

A peça Figo, criada por Paula Rego, será, segundo a Bordallo Pinheiro, vendida «apenas por subscrição». A encomenda pode ser feita em qualquer loja da Vista Alegre ou da Bordallo Pinheiro; o preço é de 3500 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].