Vera Silva estreia-se no Restaurante Vintage com nova carta de Primavera

Agora com a liderança de Vera Silva, a cozinha do restaurante The Vintage apresenta sugestões de gastronomia tradicional portuguesa, com uma pitada de inovação.

Imagina que se senta à mesa e lhe põem à frente o bacalhau mais macio e salgado q.b. que alguma vez provou na vida. É a versão À Gomes Sá do The Vintage, que aparece na nova carta de Primavera deste restaurante em Lisboa.

Localizado no hotel NAU Vintage, este espaço apresentou hoje um novo menu onde os pratos revelam inspiração na gastronomia tradicional portuguesa. Contudo, a nova chef Vera Silva reinventou os pratos e, assim, surgem alguns nomes curiosos.

Exemplo disso é o tradicional gaspacho alentejano que leva uma bola de sorbet de pepino no meio; ou então o carré de borrego, que vem sobre uma “cama” de polenta e feijão verde.

Curiosos são ainda os nomes dados os menus de peixe e carne que compõem as nova carta do The Vintage. Vera Silva inspirou-se em expressões típicas nacionais.

Assim, temos ‘Carnes de Hoje Fazem o Homem São’ (na expressão popular, ‘carne’ é grafada no singular’) e ‘Pela Boca Morre o Peixe’. Entre os dois há barriga de porco, lombo de novilho, pregado e polvo à lagareiro.

Quem adopta um regime vegetariano, também tem opções: há, por exemplo, o risotto de legumes e lascas de alcachofra ou o creme de zucchini e abóbora menina em, arejado.

A cozinha de Vera Silva é ainda muito virada para produtos biológicos (vêm da Quinta do Poial). Além disso, leva para a mesa algumas iguarias de origens inusitadas, como o queijo de cabra de Maçussa (Ribatejo).

Este último ingrediente pode, por exemplo, ser encontrado numa entrada da nova carta do The Vintage: Salada de presunto, queijo chèvre da Maçussa
e morango em redução balsâmica.

The Vintage
Salada de presunto, queijo chèvre da Maçussa
e morango em redução balsâmica.

A nova carta Primavera-Verão 2017 do The Vintage, o restaurante do hotel do NAU Vintage Lisboa Hotels & Resort está disponível ao jantar (das 19 às 23:30). O preço médio é por pessoa é de 70 euros.

Já aos almoços, o Vintage disponibiliza um menu executivo por 30 euros e que inclui uma entrada, um um prato principal e uma sobremesa. A carta completa pode ser descarregada aqui, em PDF.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].