Portugal entra pela primeira vez no Red Bull Doodle Art

O Red Bull Doodle Art é uma competição de desenho que desafia cerca de cinquenta mil estudantes universitários de todo o Mundo. Portugal estreia-se em 2017.

Quem é que nunca rabisca uns desenhos durante as aulas, enquanto está ao telefone ou no meio de uma reunião mais chata?

Se é uma destas pessoas, então pode ser que haja um artista adormecido dentro de si.

É isto que o Red Bull Doodle Art quer descobrir. Este é um evento que tem como objectivo dar «visibilidade à expressão artística» de cinquenta mil estudantes universitários de quarenta países.

Os artistas nacionais podem inscrever-se na competição até 2 de Abril. Portugal é um dos países que participa pela primeira vez no evento.

Para participar, há apenas um critério: é preciso ser estudante universitário. E há uma justificação para isso: «A ideia era eleger os rabiscos mais criativos, entendendo-se por rabiscos os originais desenhos feitos de uma forma automática quando a mente está ocupada em plena sala de aula».

A terceira edição do Red Bull Doodle Art vai ter votação aberta de 4 a 9 de Abril. Aqui, serão escolhidos os melhores doodles de cada país.

Os vencedores vão receber formação em 3D para que consigam, segundo a Red Bull, conseguir «transformar as suas criações em arte tridimensional».

«As peças finais vão marcar presença na exposição online e depois de um período de estudo será comunicada a obra mais expressiva, em resultado da análise de um júri», explica a Red Bull.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].