Range Rove Velar “destapado” em definitivo e com habitáculo futurista (vídeo)

Depois de um teaser na semana passada, a Land Rover anunciou em toda a sua linha o novo Range Rover Velar, o novo SUV da marca britânica que se posiciona entre o Sport e o Evoque.

O teaser que recebemos há uns dias, deixava antever um SUV com umas linhas arriscadas e um aspecto visual que prometia marcar a diferença em relação aos seus dois “manos” Range Rover.

No entanto, com as imagens partilhadas pela Land Rover, é impossível não ficarmos um pouco desiludidos pela falta de de alguma originalidade no design exterior do novo Range Rove Velar.

E, brincando até com o nome deste modelo, é notório que o Velar fica “tapado” por algum conservadorismo nas linhas do chassis, que o colam em demasia, sobretudo, ao Range Rover Sport.

Com isto não queremos dizer que o aspecto visual do SUV é enfadonho, pelo contrário. Os traços minimalistas dão-lhe um ar algo futurista, muito mais se a esta equação juntarmos o design do cockpit.

Para isto contribuem muito o sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo, com dois ecrãs tácteis de dez polegadas HD onde se podem ver vários parâmetros e informações sobre o desempenho do Velar.

Como extra, pode também ser instalado um sistema multimédia traseiro, composto por dois ecrãs tácteis HD de oito polegadas com dois comandos à distância e dois pares de auriculares WhiteFire sem fios.

Depois, não faltam tecnologias de apoio à condução e modos de tracção, indicados para diferentes tipos de terreno: Terrain Response 2, tração integral com Intelligent Driveline Dynamics (IDD), Arranque de Baixa Tração, Controlo de Descida de Declives, Gradient Release Control e All Terrain Progress Control. Em relação ao primeiro ponto, temos suspensão pneumática, Sistema Dinâmico Adaptativo.

Range Rover Velar

Range Rover Velar

Range Rover Velar

Range Rover Velar

Os novos Velar estar-ao disponíveis em várias versões, com motores diesel Ingenium de quatro cilindros disponibilizados em blocos de 180 e 240 cavalos. Contudo, também é possível optar por motores a gasolina de quatro cilindros com potências de 250 e 300 cavalos.

Dos quatro cilindros, subimos de nível até às motorizações V6 Supercharged, com 380 cavalos, a mais potente do portfólio Velar da Land Rover.

Em relação aos níveis de equipamento, a entrada de gama é a versão Standart, seguindo-se depois as S, SE e HSE; quem auiser acabamentos ainda mais distintos, pode escolher o Black Exterior Pack ou o Luxury Exterior Pack.

Contudo, a versão mais exclusiva e luxuosa do Range Rover Velar será a First Edition HSE, disponível apenas com motores diesel e gasolina 3.0 V6 e que virá com um interior totalmente revestido em couro que complementa os bancos em couro Windsor perfurado em cor Light Oyster ou Ebony, um sistema de som exclusivo Meridian de 1600 W, faróis em Matriz LED laser e jantes com raios duplos de 22 polegadas com um acabamento espelhado polido.

A gama de cores exteriores da versão First Edition serão a Corris Grey, a Silicon Silver e a Flux Silver bem como um acabamento acetinado. Estes veículos serão pintados à mão Centro Técnico da Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover em Oxford Road, Reino Unido.

Um dos elementos que se confirmam agora no Velar é o tejadilho flutuante do Velar, que pode ser pedido na cor da carroçaria ou em cor contrastante com um acabamento em Narvik Black. «As opções de tejadilho panorâmico fixo ou de abrir realçam o espaço interior excepcional do Velar, permitindo que a luz natural inunde o habitáculo», sublinha a marca.

O novo Range Rover Velar já está disponível para pedido na Rede Oficial de Concessionários Land Rover com um PVP desde 68 212 euros. As primeiras unidades chegam a Portugal no fim do verão de 2017.

As versões mais caras são, como seria de esperar, as tais First Edition HSE com 300 e 380 cavalos, com motores de 3.0 litros e tracção às quatro rodas: os preços são de 136 390 e 136 281 euros, respectivamente.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Este automóvel da Land Rover está cheio de características novas e de detalhes que vão interessar muito aos verdadeiros fãs da marca britânica. Para ver o comunicado de 36 páginas coma descrição exaustiva do Velar, clique aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].