Filme de animação que falhou o Óscar vence na Monstra 2017

A Minha Vida de Courgette, filme francês de Claude Barras ganhou Grande Prémio Monstra 2017. A animação de um videoclip de Samuel Úria também ficou entre os vencedores.

A cerimónia de encerramento da Monstra 2017 distinguiu um filme que falhou o Óscar 2017. A Minha Vida de Courgette (Ma Vie de Courgette, Clauide Barras) conquistou o galardão principal da Monstra 2017.

O júri premiou este filme pela sua «sensibilidade e sua capacidade de expressar o espírito das crianças». Segundo o mesmo, isto foi feito através de um «trabalho de uma animação subtil», o que o torna num «filme bonito e poético».

A Minha Vida de Courgette recebeu também o Prémio do Público na mesma categoria, a ‘Competição Longas’.

Ainda nesta categoria, Ludovigo e Luca – A Grande Corrida do Queijo (Rasmus A. Sivertsen, Noruega) levou para casa o prémio de Melhor Filme Infância e Juventude.

Já o Prémio Especial do Júri foi para Louise à Beira-Mar, uma produção franco-canadiana realizada por Jean-François Laguionie.

Outro dos principais vencedores da edição 2017 da Monstra foi uma animação feita por Pedro Serrazina. O autor desenhou o videoclip da música ‘É Preciso Que Eu Diminua’, de Samuel Úria.

Este filme de quatro minutos conquistou o Prémio SPautores / Vasco Granja para Melhor Filme Português.

A «qualidade da relação entre a animação e o som, pela qualidade do movimento da câmara e pelo desenho, relação de contraste e metáforas visuais». Esta foi a justificação do júri para atribuir este prémio.

Em relação às curtas metragens, foi o um filme francês a vencer. Periferia, de David Coquart-Dassault, recebeu o Grande Prémio Monstra Curta.

Para ver todos os vencedores da edição de 2017 da Monstra, faça o download do PDF aqui.

Apesar de a cerimónia de encerramento da Monstra 2017 ter tido lugar no Sábado, esta semana ainda há projecções, todas no Cinema Ideal. Hoje, às 22 horas passam os vencedores das curtas.

Dia 28, amanhã, é a vez do filme Animaldiçoados, à mesma hora. Finalmente, quarta-feira (29 de Março) passa East End, no âmbito da colaboração da Monstra com o Festival de Cinema Italiano 8 ½.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].