Lisboa no Top 50 das melhores cidades do Mundo

A edição de 2017 do estudo Quality of Living da Mercer coloca Lisboa em 42.º lugar entre 231 cidades de todo o mundo.

O 19.º estudo anual Quality of Living da Mercer confirma a Europa como o continente onde as cidades têm melhor qualidade de vida. Do Top 10, oito cidades ficam no Velho Continente. Lisboa fica um pouco mais abaixo…

Viena (Áustria) aparece em primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo. O pódio das cidades com melhor qualidade de vida fecha-se com Zurique (Suíça, segundo lugar) e Auckland (Nova Zelândia, terceiro lugar). Esta é a única cidade do Top 10 fora da Europa.

As restantes cidades do Top 10 do estudo da Mercer são, por ordem, Munique (Alemanha), Vancouver (Canadá), Dusseldorf (Alemanha), Frankfurt (Alemanha), Genebra (Suíça), Copenhaga (Dinamarca) e Basileia (Suíça). Esta última cidade é uma estreia no Top 10.

Já Lisboa, apesar de ter descido um lugar em relação ao Mercer Quality of Living 2016, continua no Top 50, aparecendo agora na 43.ª posição. A capital portuguesa está acima de cidades como Nova Iorque (EUA) ou Madrid (Espanha).

Segundo a Mercer, as cidades com pior índice de qualidade de vida são Sana’a (Iémen), Bangui (República Centro Africana) e Bagdade (Iraque).

Este estudo da Mercer, contudo, não se refere ao Porto, segunda cidade nacional e que foi recentemente distinguida como Melhor Destino Europeu.

Questionado pelo TRENDY sobre a não referência ao Porto, Tiago Borges, responsável pela área de Carreer da Mercer (que desenvolve projectos de consultoria em RH), justificou que a decisão da empresa tem como base um critério de «dimensão do país» no que respeita à inclusão de mais que uma cidade.

Portugal, segundo o mesmo responsável, está na primeira categoria de avaliação (população menor que vinte milhões de pessoas), pelo que «só pode ser considerada uma cidade», neste caso «sempre a capital».

Contudo, a Mercer «também avalia o Porto no que respeita à qualidade de vida» e pode dar esses dados a «empresas que os solicitem».

No limite, a Invicta pode estar mais bem classificada que Lisboa, contudo o «critério da Mercer não permite a inclusão de duas cidades de um país com a dimensão de Portugal», explicou ao TRENDY, Tiago Borges.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].