Intendente: a nova zona cool de Lisboa deu à luz um hotel!

Chama-se 1908 Lisboa Hotel, abriu portas no Largo do Intendente/Avenida Almirante Reis e autodenomina-se um «espaço icónico dedicado aos cidadãos do mundo e, em especial, aos lisboetas».

Num largo com má fama que tem renascido das cinzas a olhos vistos há uma nova unidade hoteleira. Gerido pela Amazing Evolution, o 1908 Lisboa Hotel ocupa um edifício estilo Arte Nova da autoria do arquitecto Adães Bermudes, detentor de um Prémio Valmor.

Nos últimos dois anos, o edifício foi recuperado por Manuel Pardal Monteiro (filho de António Pardal Monteiro, tio de Porfírio Pardal Monteiro, um dos mais importantes arquitectos portugueses da primeira metade do séc. XX), do atelier Pardal Monteiro Arquitectos.

Mantendo a mesma traça e fachada, lá dentro, o 1908 Lisboa Hotel tem 36 quartos, um restaurante (o Infame) e um bar (o 1908).

Em destaque na decoração, estão algumas obras de Bordalo II, SuperVan, David Oliveira e dos Irmãos Marques, que segundo a gerência, foram «desafiados a reinterpretar o tema naturalista de Adães Bermudes» cruzando-o com «as vivências do edifício ao longo dos últimos anos».

Apesar destas obras poderem ser mais vistosas, de acordo com a Amazing Evolution, o ambiente geral do 1908 Lisboa Hotel «é minimalista e acolhedor», sendo dominado pelos «tons neutros – brancos e cinzas claros».

Hotel 1908

Hotel 1908

Hotel 1908

Hotel 1908

Na restante decoração do hotel, foi dada primazia a marcas portuguesas. Assim, vamos poder encontrar móveis da We Wood, mantas de lã portuguesa nas camas (da Vida Portuguesa, que também uma loja no Largo do Intendente) e pedra calcária lioz nos WC, entre outros apontamentos.

O projecto de decoração de interiores ficou a cargo da Vila de Santana e da Sizz Design.

Em relação a preços da estada, o valor médio é de 120 euros por noite, com pequeno-almoço incluído. Para reservas pode usar o email [email protected] ou o número de telefone 218 804 000.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].