Comboio Presidencial volta à linha do Douro e serve refeições de luxo

A segunda incursão gastronómica de luxo no Comboio Presidencial está de volta com dezassete viagens; as duas primeiras vão ter um menu a cargo dos chefs Esben Holmboe Bang e Pedro Lemos.

O antigo comboio que transportava os Presidentes da República Portuguesa está agora transformado num transporte que serve um roteiro turístico e gastronómico de luxo.

Em 2016, a iniciativa chamou-se ‘Vila Joya no Douro’ e deu início ao conceito The Presidential, onde foi chef Dieter Koshina a liderar a cozinha.

Para 2017, o mentor do projecto Gonçalo Castel-Branco mantém o Comboio Presidencial como ícone de luxo e vai convidar cinco chefs com Estrelas Michelin para a nova temporada do The Presidential.

A primeira das dezassete viagens do Comboio Presidencial acontece a 3 de Maio com o chef sueco Esben Holmboe Bang (três Estrelas Michelin), responsável pelo Maaemo, em Oslo.

Um dos pratos que vai fazer parte do menu do The Presidential 2017: Lagostins Servidos em Ramos de Pinheiro
Um dos pratos que vai fazer parte do menu do The Presidential 2017: Lagostins Servidos em Ramos de Pinheiro, do chef Esben Holmboe Bang.

Depois, dias 10 e 11, o “maquinista” do The Presidential será Pedro Lemos, que conquistou uma Estrela Michelin para o seu restaurante no Porto.

Em 2017, além da mudança no conceito gastronómico, também a viagem do Comboio Presidencial é uma novidade: passa a percorrer toda a linha do Douro, com partida na estação de São Bento e chegada a Vila Nova de Foz Côa.

A viagem de ida inclui almoço com um menu de degustação de quatro pratos e harmonização de vinhos. Em Foz Côa, os convidados vão fazer uma visita à Quinta do Vesúvio, da família Symington, onde vai ter lugar uma prova de vinhos com Porto Grahams.

No regresso ao Porto, o comboio muda: passa a ter bar com música ao vivo e um salão de chá; no final, os viajantes recebem um gift bag com um livro autografado pelo chef.

Comboio Presidencial

Comboio Presidencial

Os bilhetes estão à venda no site The Presidential Train e custam 500 euros. A reserva é obrigatória e pode ser feita no mesmo sítio.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].