ANIMAR: Vila do Conde é a 'Meca' da música e do cinema de animação

Entre Fevereiro e Junho, a ANIMAR regressa à Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde, com uma exposição onde a música e o cinema de animação são os principais atractivos.

Em termos de artes, Vila do Conde é conhecida pelo seu festival de curtas metragens, um acontecimento que acontece todos os anos desde 1993. Em 2017 não é diferente: a cidade banhada pela Rio Ave vai ser palco de mais uma edição do Curtas entre 8 e 16 de Julho.

Antes, há outro acontecimento artístico para apontar na agenda, criado pela mesma equipa que organiza as Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. A exposição ANIMAR 12 começa este Sábado, dia 18 de Fevereiro, e vai mostrar, por exmeplo, alguns dos melhores videoclips portugueses feitos com animações.

Será altura para ver (ou rever) trabalhos criados por Alice Eça Guimarães, Pedro Serrazina, Bruno Caetano, Telmo Romão e Jorge Ribeiro para as músicas de Samuel Úria (É Preciso que eu Diminua), Os Azeitonas (Cinegirasol), Quinta do Bill (Faz Bem Falar de Amor) ou Capicua e Pedro Geraldes (Erva-de-Cheiro, entre outros).

Na ANIMAR 12, «as animações passam do ecrã para as diferentes salas da galeria onde estarão instalados os cenários, adereços, personagens, materiais e diversos elementos utilizados na criação de seis videoclipes», explica a organização.

Além dos videoclipes de animação, será mostrado Estilhaços, o novo filme de José Miguel Ribeiro (realizador do célebre A Suspeita, 1999). Esta curta, que tem como tema o «impacto da guerra nas relações humanas no seio familiar» chega a Vila do Conde depois de ter vencido o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema de Clermont-Ferrand, no fim-de-semana de 11 e 12 de Fevereiro (trailer em baixo).


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Em paralelo com a exposição, a ANIMAR 12 vai contar com actividades para escolas como sessões de cinema, visitas guiadas, workshops de iniciação ao cinema na sala de aula, apresentações e mostras ‘Antes do Filme’ e ateliês com formadores convidados.

O programa completo da ANIMAR 12 pode ser consultado aqui. A exposição está aberta todos os dias, e pode ser visitada das 14 às 18 horas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].