CoolFarm, a empresa nacional que está a inovar no cultivo de alimentos

Enxada, estrume, água a rodos e controlo de pragas? Tudo coisas do passado. A CoolFarm tem uma nova solução cheia de tecnologia que promete vegetais frescos para quem vive na cidade.

Viver no campo e ter uma pequena horta para cultivar vegetais biológicos é o sonho de muita gente, sobretudo quem vive cansado do stress das grandes cidades.

O cultivo de ervas aromáticas em casa é o escape possível: não dá muito trabalho e é relativamente simples ter acesso aos materiais necessários, uma vez que os hipermercados até já vendem as plantas criadas.

Mas os vegetais biológicos não têm de ser um exclusivo do campo ou das pequenas hortas urbanas. Pelo menos é essa a ideia da CoolFarm, uma empresa portuguesa que sugere uma nova solução para «cultivar alimentos saborosos».

Esta inovação será apresentada, entre 5 e 9 de Março, em Dusseldorf (Alemanha), na feira Euroshop 2017. Será aqui que a CoolFarm vai demonstrar as potencialidades do seu método de cultivo que promete «zero desperdício e máxima segurança».

O método de cultivo da CoolFarm recebe o nome ‘CoolFarm in/store’ e, segundo a empresa, «é um sistema automático fechado e vertical, com um ambiente limpo e climatizado no interior».

Aqui, estão módulos personalizáveis que começam nos «100 metros quadrados de área de produção«, mas que podem ser «aumentados tanto vertical como horizontalmente, proporcionando um rápido retorno do investimento».

Para controlar as plantações, a CoolFarm criou um sistema, inteligente e «altamente intuitivo», com duas colunas de tabuleiros móveis de cultivo hidropónico.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Este “palavrão” serve para designar os métodos de cultivo sem solo (ou seja, sem terra), em que as raízes se alimentam de uma solução preparada com todos os nutrientes e sais minerais necessários para o crescimento das plantas.

No CoolFarm in/store há ainda um sistema de fertirrigação (fertilizante e irrigação), sensores de qualidade para medir todas as variáveis ​​relativas às plantas, luzes de crescimento LED, um sistema de controlo e uma antecâmara, explica a empresa.

Aqui, as culturas podem ser as mesmas que crescem nas hortas tradicionais: alfaces, agriões, beterrabas, folhas verdes, ervas ou flores, por exemplo. Apenas ficam de fora as árvores de fruto, pelas razões evidentes.

A CoolFarm garante ainda que este método de cultivo hidropónico usa menos «90% de água do que a agricultura tradicional» e «não recorre a pesticidas nem a herbicidas».

«Queremos proporcionar o fácil acesso a vegetais frescos de qualidade superior, quer através dos grandes hipermercados, como também dos restaurantes, hotéis e até hospitais a quem vive nas grandes cidades», dizem os responsáveis da CoolFarm.

A empresa nasceu em Coimbra há três anos, mas já tem alguma experiência neste ramo: em 2015 criou um sistema de controlo inteligente para estufas ou armazéns de produção agrícola, ligado à Internet.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].