Philips OneBlade: a reinvenção da máquina de barbear? (vídeo)

A Philips apresentou ontem em Lisboa um novo produto de grooming para homem que garante ser um 3-em-1. Será esta uma nova máquina essencial para o dia-a-dia dos barbudos?

Bem, para o dia-a-dia não será: é a marca que diz que a sua nova OneBlade tem como público alvo, precisamente, os homens que não se barbeiam todas as manhãs.

Ao contrário disso, a nova máquina da Philips está mais direccionada para quem quer aparar ou fazer os contornos da barba entre duas a três vezes por semana.

Apesar disso, a forma como está construída, com duas lâminas que se movimentam «duzentas vezes por segundo» permite um barbear rente à pele, muito semelhante ao que se consegue com as típicas lâminas descartáveis.

A forma como as lâminas se movimentam, contudo, não é igual às máquinas de barbear eléctricas a que estamos habituados – aquelas com as cabeças giratórias que tendem a aquecer, e muito.

Na OneBlade, o modo de funcionamento imita o conceito de uma máquina de cortar cabelo, com as duas lâminas a vibrarem rapidamente em direcções opostas, na horizontal.

Outra das características de destaque da nova Philips OneBlade é o facto de ter lâminas duplas, o que permite aparar ou barbear sem mudar o sentido do corte.

A marca conseguiu ainda aplicar uma protecção às lâminas, que consiste num «revestimento deslizante» que permite à OneBlade passar de «forma suave na pele».

Além das suas características técnicas, um dos grandes argumentos é o preço do modelo OndeBlade de entrada de gama: 29,90 euros, que inclui a máquina e três pentes com medidas diferentes. Mesmo a versão superior, com quatro pentes, continua a ser bastante acessível, por mais dez euros.

Depois, a gama OneBlade entra nas versões Pro, com um ecrã LED e um pente único que pode ser ajustado para várias posições: aqui há dois modelos, um por 59,99 euros e outro por mais vinte euros.

Phillips OneBlade

Mas como nem tudo pode ser “rosas”, como acontece com uma máquina de barbear com lâminas descartáveis, também a OneBlade obriga a substituir as suas; contudo, e como a marca ressalva que o objectivo não é uma utilização diária, o tempo de duração média das lâminas pode chegar aos quatro meses.

Será essa a altura em que a eficácia do corte se começa a degradar, o que vai obrigar a comprar recargas OneBlade; a Philips disponibiliza duas opções: uma lâmina por 14,99 ou duas por 24,99 euros.

Em relação aos locais de venda, a Philips avançou que os modelos de entrada de gama estarão à venda em super e hipermercados, enquanto os Pro só poderão ser encontrados nas lojas de electrónica de consumo e em grandes superfícies comerciais.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].