Vencedores Passatempo LEGO + TRENDY

O TRENDY e a LEGO já escolheram os “jornalistas” que vão fazer as perguntas ao designer português Ricardo Silva.

Foram dezenas de participações, mas só duas perguntas podiam ser seleccionadas para entrarem numa entrevista que será feita ao “nosso” Ricardo, o designer português que trabalha na sede da LEGO, na Dinamarca.

Duas perguntas? Não, três! A LEGO achou que havia questões tão interessantes que decidiu dar incluir mais um vencedor. Assim, a escolha foi alargada a um trio de aspirantes a “jornalistas”.

A processo foi, como seria de esperar, complicado, e depois de termos chegado a uma shortlist de cinco perguntas, chegámos às três finais, que acabaram por se tornar nas nossas escolhidas.

Por ordem alfabética dos participantes, aqui ficam as questões que serão feitas a Ricardo Silva.


Andreia Pombal
Como é ser “grande” e continuar a viver no mundo da imaginação LEGO como se ainda fosse “pequenino”?


Fábio Vilar
Se tivesse a oportunidade de criar um edifício português na linha da Lego Architecture, em qual emblemático edifício escolheria porquê?


Miguel Oliveira
De professor para designer Lego: qual foi a “peça” final que o levou a tornar-se construtor de sonhos a tempo inteiro?


Os vencedores já foram contactados pelo TRENDY e o envio dos prémios deverá acontecer perto do final do mês de Fevereiro, segundo indicação da LEGO.


Ricardo Silva, o designer português da LEGO

Ricardo Silva
Tem 36 anos, nasceu e cresceu em Estarreja, cidade onde estudou até ao 12º ano. Formou-se em professor do Ensino Básico com variante de Português/Inglês na Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria).

Leccionou entre 2002 e 2012 e, durante esse período, casou-se. «E tudo começou aqui. Quando me casei em 2006, a minha esposa apoiou-me quando lhe disse que gostava de LEGO e consentiu que levasse para a casa nova todo o LEGO da minha infância, que tinha em casa dos seus pais».

Após cerca de 14 anos sem tocar em peças LEGO, voltou a criar uma «ligação muito especial com as pecinhas de plástico muito rapidamente». A sua esposa, ao aperceber-se disso, ajudou-o a comprar novos conjuntos e a inscrever-se numa comunidade portuguesa de fãs adultos de LEGO – a 0937.

Através dessa comunidade começou a fazer as suas próprias construções (intituladas de MOC – My Own Constructions) e a participou em exposições de LEGO por várias localidades em Portugal.

Durante seis anos foi construindo dentro dos mais variados temas (piratas, cidade, espaço, western, etc.) e melhorando o seu portfólio de criações LEGO.

Como a sua situação profissional, durante todo este período, se foi demonstrando «cada vez mais instável enquanto professor contratado», candidatou-se a oportunidades de emprego como designer de modelos LEGO e… conseguiu!

Ricardo Silva passou por várias fases de recrutamento ao longo de um mês e meio e, finalmente ,foi o escolhido. Desde Setembro de 2012 que está a trabalhar como designer da linha LEGO Friends e está a «adorar a experiência».

«Penso que posso afirmar que estou a viver o meu sonho e que consegui transformar o meu hobby na minha profissão. Adoro trabalhar aqui na Dinamarca pois as condições são fantásticas. O horário de trabalho é muitas vezes flexível e a regra dos “trêsoitos”é para se cumprir: 8 horas para dormir, 8 horas para trabalhar e 8 horas para relaxar», diz Ricardo.

Mas nem tudo é perfeito: «Tenho muitas saudades da família, dos amigos, da comida portuguesa e de mais dias com sol e céu azul». Contudo, há uma parte deste trabalho que deixa o deisgner português da LEGO muito feliz: «Apesar disso, a verdade é que é aqui que me sinto realizado e completo. Não existe melhor sensação do que saber que existem milhões de crianças em todo o mundo a brincar com os produtos LEGO que criámos com tanto amor e dedicação».

Como curiosidade, o primeiro set que criou foi o Bar de Sumos de Heartlake (na foto, em baixo) e, desde então, já trabalhou em 22 sets LEGO. A Montanha-Russa do Parque de Diversões e a Piscina de Verão de Heartlake são dois dos mais recentes.

Lego 41035 Ricardo Silva

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].