Canon já escolheu o vencedor do World Press Photo of the Year 2017

Em ano do 60.º aniversário, o World Press Photo recebeu mais de oitenta mil fotografias de cinco mil fotógrafos. O vencedor fotografou um dos acontecimentos do ano de 2016.

É, sem dúvida, uma das fotos mais icónicas (e chocantes) dos últimos tempos. O turco Burhan Ozbilici (Associated Press) estava no sítio certo e com um sangue frio impressionante fotografou Mevlüt Mert, segundos depois de este ter assassinado o embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov.

O momento aconteceu durante a inauguração de uma exposição de arte na cidade de Ancara: quando o embaixador fazia uma declaração à imprensa, foi morto a tiro por um membro das forças especiais de segurança turcas que gritou «Aleppo» e «vingança» assim que disparou.

«Imagens como a de Ozbilici são fortes lembretes das difíceis condições que as pessoas nesta indústria enfrentam, mas também da sua coragem na captação de histórias importantes que precisam de ser contadas, e é por isso que patrocinamos esta competição há 25 anos», disse Kieran Magee, director do departamento de Imagem Profissional Canon Europa.

Burhan Ozbilici (em cima) fotografou Mevlüt Mert com uma «Canon EOS 5D Mark III e uma objectiva EF24‑105mm f/4L IS USM», revelou a marca. A mesma fotografia ficou também em primeiro lugar na categoria Spot News. Esta distinção de Ozbilici garantiu-lhe um prémio de dez mil euros e ainda uma selecção de produtos Canon.

An Assassination
‘Um Assassinato’, é este o nome da fotografia de Burhan Ozbilici.

As restantes fotografias vencedoras nas diferentes categorias podem ser vistas aqui.

A primeira exibição do World Press Photo 2017 será a 14 de Abril em Amesterdão (Países Baixos). A data de chegada da exposição a Portugal ainda não está definida.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].