App, guia e cartão na receita da Ciência Viva para descobrir Portugal

A Agência Ciência Viva e a Fundação Vodafone lançaram um programa de «turismo do conhecimento» cujo objectivo é levar as pessoas a descobrir Portugal «através da ciência e da cultura».

A Vodafone e a Ciência Viva anunciaram a disponibilidade de um novo trio de recursos que vai permitir fazer roteiros turísticos – Circuitos Ciência Viva – em Portugal com uma forte vertente científica.

Esta nova forma de conhecer o País funciona, primeiro que tudo, com base num cartão que permite a entrada nos vinte centros Ciência Viva e descontos em «mais de cem instituições de ciência, cultura e lazer».

Entre estas estão museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, jardins zoológicos e aquários; o cartão, que dá ainda descontos em alojamentos, alimentação e viagens, custa 50 euros e é renovado pelo mesmo preço de forma anual.

Juntamente com este cartão, a Ciência Viva dá um guia em papel e o cliente pode ainda fazer o download gratuito de uma app (iOS e Android, ainda não disponível) que tem mapas interactivos dos percursos e lança desafios aos utilizadores. Na mesma plataforma é ainda possível consultar a agenda de actividades dos Circuitos Ciência Viva.

«Este é um projecto de natureza sustentável, desenvolvido em conjunto com várias entidades de ciência e cultura, que traz um olhar de futuro, ao mesmo tempo que valoriza a tradição e o património», disse Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, no evento de apresentação dos Circuitos Ciência Viva.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].