Quem quer comprar a patente das Barricas dos Ovos Moles de Aveiro?

Pensava que podia fazer pequenos barris de madeira e enchê-los de ovos moles? Esqueça. Este é um negócio patenteado e que agora está à venda no OLX por uma pequena fortuna.

O OLX é conhecido como um site onde se pode encontrar de tudo um pouco: desde mobiliário vintage até à tecnologia mais recente, há cerca de três milhões de anúncios activos.

Um dos mais estranhos foi colocado a 3 de Janeiro: a patentes das Barricas dos Ovos Moles de Aveiro. Se foi a esta cidade, de certeza que já viu estes pequenos barris, com uma tampa também em madeira, recheados deste doce.

Provavelmente, tal como nós, não sabia que este era um produto patenteado no INPI, mas é mesmo verdade. Agora, está à venda no OLX por 100 mil euros.

Os donos são Abílio e Joaquim Ferreira que propuseram, em primeiro lugar, o negócio à Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro (APOMA). Contudo, caso o acordo não seja alcançado, os proprietários esperam que este anúncio atraia um comprador.

O que é inusitado é que o negócio se encontre no OLX, um site onde o que se costuma transaccionar são bens palpáveis e não propriedade intelectual – aliás, esta é mesmo a única venda do género no site.

Se está interessado e procura uma motivação-extra para se chegar à frente com cem mil euros (o preço é negociável, avisam os donos), fique a saber que os ovos moles foram o primeiro produto nacional de doçaria distinguido pela União Europeia com o estatuto de Indicação Geográfica Protegida.

Por isso, se ficar com esta propriedade intelectual, vai ser o único em Portugal a poder produzir estas clássicas barricas cujo doce gera cerca de cinco milhões de euros por ano.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].