Monstrinha 2017 vai levar mais de 100 filmes de animação a escolas portuguesas

O programa da 16.ª Monstrinha 2017 foi hoje apresentado. Este ano, entre 16 e 26 de Março, vão ser apresentados mais de uma centena de filmes de animação em escolas, associações, juntas de freguesia, museus e teatros.

A Monstrinha, um festival de cinema de animação para crianças organizado pela Monstra, vai este ano homenagear a Itália, confirmou Fernando Galrito, director artístico da iniciativa.

Entre 16 e 26 de Março, vão poder ser vistas curtas e longas metragens em estreia nacional; um dos grandes destaques da edição deste ano do Festival de Animação de Lisboa é o filme suíço Ma Vie de Courgette, de Claude Barras, que vai entrar na Competição Internacional de Longas-Metragens.

Ma Vie de Courgette está na short list para os Óscares 2017, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme de Animação.

Outro dos filmes destacados pela organização da Monstrinha é Molly Monster, de Ted Sieger. Esta longa metragem, cuja estreia teve lugar na edição passada da Berlinale (Fevereiro 2016), conquistou o Prémio de Melhor Filme de Animação no Shangai Film Festival (Junho 2016).

Este festival de cinema de animação infantil decorre sob várias iniciativas. A Monstrinha Escolas é composta por três programas (dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 12 anos e mais de 13 anos), cada um deles com «cerca de dez curtas».

Entre os filmes que vão passar na Monstrinha Escolas estão Stick Man (Jeroen Jaspaert, Daniel Snaddon), The Unwashed Penguin (Isabelle Favez), El Hombre mas Chiquito del Mundo (Juan Pablo Zaramella) e Cloudberry (Polina Minchenok). A organização avisa que as inscrições para escolas da Grande Lisboa «estão ainda abertas no site do Festival».

A outra iniciativa do Festival de Animação de Lisboa é a Monstra Pais e Filhos, com seis programas distintos, entre os quais o Baby Monstra, onde vão ser passados filmes para crianças até três anos «em sessões contínuas».

Aqui será ainda apresentada uma retrospectiva seleccionada pelo italiano Luca Rafaelli, um conjunto de filmes da escola italiana CSC Animazione, Curtas 8 ½, uma sessão programada pela Festa do Cinema Italiano, que resulta de uma parceria com este festival lisboeta, a Competição de Curtas Pais e Filhos (25 filmes) e duas longas Pais e Filhos.

Esta ano, a Monstrinha vai ter ainda uma parceria com a Cabify, em que vai ser dado um desconto de 10% aos pais que usarem a app da empresa para se deslocarem até ao Cinema São Jorge.

Além das 65 escolas, associações, juntas de freguesia, museus e teatros associadas da Monstrinha, o programa Pais e Filhos sobe ao “palco” do «Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade e Museu Nacional de Etnologia nos fins-de-semana do Festival»

Aqui ficam os links para ver os programas completos de todas as iniciativas da Monstrinha 2017:

Monstrinha Escolas 3-6 anos
Monstrinha Escolas 7-12 anos
Monstrinha Escolas > 13 anos
Monstrinha Pais e Filhos

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].