Festa do Cinema Italiano leva ‘la dolce vita’ a Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal

A décima edição do Festa do Cinema Italiano em Portugal traz uma grande novidade: pela primeira vez, vai ter sessões de filmes em quatro cidades em simultâneo.

A Primavera traz o cinema italiano a Portugal: entre 5 e 13 de Abril, Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal vão ser palco de vários filmes com produção transalpina, o que acontece pela primeira vez na história deste festival.

Mas as novidades não se ficam por aqui: depois, a Festa do Cinema Italiano segue para outras cidades nacionais e mais três países – Brasil, Angola e Moçambique.

O que se mantém é a divisão do festival em quatro secções: Panorama (os grandes sucessos do ano), Competitiva (sete obras de novos autores italianos que concorrem ao prémio de melhor filme do festival), Altre Visioni (uma série de filmes que surpreendem pela originalidade estética e experimentação), Il Corto (secção dedicada a curtas-metragens) e Piccolini (constituída por uma mão cheia de filmes e atividades para os mais novos e organizada em parceria com o Festival de Animação Monstra).

Em paralelo com as sessões de cinema, esta festa que celebra a cultura italiana vai ter ainda momentos de gastronomia em parceria com a Rota dos Sabores: encontros, provas, aulas e colaborações com os principais restaurantes italianos de Lisboa.

A Festa do Cinema Italiano 2017 vai fazer, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, uma homenagem a Dino Risi, «um dos grandes nomes do cinema italiano, que deu a conhecer a “comédia à italiana” ao mundo inteiro», lembra Stefano Savio, director do festival.

Nesta homenagem serão passados filmes como Il Sorpasso (A Ultrapassagem), I Mostri (Os Monstros) ou Profumo di donna (Perfume de Mulher).

Ainda este ano, a Festa do Cinema Italiano dedica um «espaço especial» à música com o concerto dos Spaghetti Fusion, «um colectivo internacional de músicos, colaboradores de importantes orquestras que adaptaram alguns dos temas musicais mais famosos do cinema italiano», diz Stefano Savio.

Ennio Morricone, Nino Rota, Riz Ortolani, Armando Trovajoli serão alguns dos compositores cujos temas vão ser tocados, em conjunto com a projecção de sequências dos respectivos filmes dessas bandas sonoras.

O cartaz completo será anunciado em breve no site festadocinemaitaliano.com; apesar de ainda não haver programa detalhado, já há preço para os bilhetes: 4 euros.


Made with the help of the great italian Pietro Scontrino.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].