Garmin quer fazer de caddy tecnológico nos campos de golfe

A marca que já tinha quatro relógios (Approach S2, S4, S6 e S20) preparados para os golfistas, acaba de anunciar uma pulseira para estes desportistas, muito inspirada na VivoFit.

Esta modalidade, que ainda é vista por muitos como um desporto de luxo, tem vindo a ter muita atenção de algumas marcas de tecnologia. A Garmin é uma delas, mas é preciso não esquecer que há uma app portuguesa a dar cartas neste universo: a Hole19.

A aplicação, que tem no golfista Matthew Fitzpatrick o seu embaixador global, permite, entre outras coisas, que os jogadores tenham acesso às distâncias entre buracos em mais de 38 mil campos de todo o mundo.

A Hole19, que também disponibiliza um scorecard digital, funciona ainda como rede social de golfistas e chegou no final de 2016 ao milhão de utilizadores. O download é gratuito e pode ser feito para iOS e Android.

Juntamente com a Hole19 no smartphone, um dos complementos que os praticantes de golf podem usar são os relógios que dão estatísticas sobre os treinos e jogos que fazem.

É aqui que entra o novo dispositivo da Garmin, a pulseira Approach X40. Segundo a marca, este gadget dá informação sobre «distâncias precisas até ao green e obstáculos» e um monitor de jogo, o AutoShot, que «analisa as tacadas, de forma automática».

Os dados são, depois, enviados para a plataforma Garmin Connect, como acontece com todos os dispositivos de desporto desta marca. Além da componente de análise, a Approach X40 também mede as pulsações, já que inclui um monitor de ritmo cardíaco.

Garmin Truswing

Garmin Approach x40

O preço da nova pulseira Approach X40 é de 249,99 euros, gadget que é lançado em conjunto com o sensor TruSwing (149,99 euros). Este pequeno equipamento é instalado «abaixo da pega de qualquer taco» é serve, tal como o nome revela, para dar feedback sobre a qualidade do swing dos jogadores.

Este é, de acordo com a marca, «a única ferramenta de análise de swing que pode ser utilizada em dispositivos de golfe com GPS da Garmin», logo, será possível emparelhá-lo com a Approach X40. Depois de fazer isto, o jogador pode ver «animações 3D em tempo real» e informações sobre como as tacadas afectam o voo da bola.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].