Os fins de semana prolongados e as pontes de 2017

O calendário vai ser amigo dos trabalhadores em 2017: há pelo menos três possibilidades para fazer ponte e uma mão cheia de fins-de-semana prolongados.

O número de feriados nacionais não muda: são 13 (um deles já foi, 1 de Janeiro), por isso o que conta é tentar jogar com pontes e fins-de-semana para ter mais uns dias de lazer, quem sabe com miniférias a acompanhar.

Curiosamente, apenas três meses do ano não vão ter feriados (Março, Julho e Setembro); o Carnaval (feriado móvel) em 2017, será a 28 de Fevereiro, como sempre, a uma terça. Neste campo, temos ainda a Páscoa, que será a 16 de Abril.

Em relação aos Santos Populares (feriados municipais), só quem está nos concelhos onde se comemora o Santo António e o São Pedro é que pode começar a fazer ponte: o dia 13 de Junho calha a uma terça-feira e o 29 de Junho a uma Quinta. No Porto, onde se festeja o São João, não há muita margem de manobra: 24 de Junho é a um Sábado.


As pontes de 2017


25 de Abril – Pode começar a apontar as primeiras miniférias do ano para a semana do 25 de Abril. O Dia da Liberdade comemora-se a uma terça-feira, pelo que dia 24 poderá ser aproveitado para ligar ao fim-de-semana de 22 e 23 para uma pequena viagem.

Corpo de Deus – Este feriado de Junho, que leva a organização de várias procissões em todos os distritos do País, festeja-se dia 15, uma quinta-feita. Podem ser mais quatro dias de descanso ou uma espécie de antecâmara para as férias de Verão.

Assunção de Nossa Senhora – O dia em que, segundo o catolicismo romano, a Virgem Maria, «tendo completado o curso de sua vida terrestre, foi assumida, de corpo e alma, na glória celeste», calha, este ano, a uma terça-feira (15 de Agosto). Ou seja, vai ser a altura ideal para muitos portugueses poderem prolongar as férias de Verão por mais dois dias.

Implantação da República – O segundo feriado civil a prometer ponte será a 5 de Outubro, uma quinta-feira.


Os fins-de-semana prolongados de 2017


Vamos ter de esperar até Dezembro para ter três fins-de-semana prolongados. Antes disso só vai haver um: o primeiro de Maio, Dia do Trabalhador, é a uma segunda-feira. Assim, no último mês do ano, o programa das festas é o seguinte:

Os feriados de 1 (Restauração da Independência) e 8 de Dezembro (Imaculada Conceição) calham, ambos, em sextas-feiras e em semanas consecutivas. Bem conversado com a entidade patronal, ainda dá para por uns dias de férias nos quatro dias úteis que os separam.

O Natal e o Dia de Ano Novo (se bem que este já seja no ano de 2018) serão em segundas-feiras. Mais dois fins-de-semana prolongados, portanto, a que se pode juntar uma tolerância de ponto a 23 ou 26 de Dezembro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].