Quinoa peruana ganha mais destaque em Portugal

O Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru lançou uma campanha em Portugal com o objetivo de promover o consumo daquela que é considerada «a melhor quinoa do mundo».

Apelidada pelos Incas de ‘grão dos deuses’, a quinoa era uma das principais fontes de proteína desta civilização, a que se juntava a batata e o milho, como alimentos-base da sua dieta. Hoje, a quinoa é considerada um superalimento e uma das preferências de que tem uma alimentação vegetariana.

Em Portugal, a quinoa pode ser encontrada à venda em super e hipermercados, bem como em mercearias biológicas, e as suas propriedades são bem conhecidas: «Cada 100 gr têm 15 gr de proteína, 68 gr de hidratos de carbono, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 gr de fibras e 335 Kcal», lembra o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur).

É este organismo que se encontra agora a promover o cereal produzido nos Andes peruanos no País, com uma campanha que conta com o apoio de alguns dos principais importadores deste alimento: Iswari, Edge Group/Brio, Provida e Ignoramus.

«Com certificação biológica e de comércio justo, a quinoa do Peru é cultivada em regime de produção sustentável», garante o Mincetur. Esta campanha de promoção da quinoa peruana (que tem uma página dedicada no Facebook) conta ainda com o apoio da nutricionista Lillian Barros, que sugere algumas receitas feitas com o cereal sul-americano – pode fazer o download do PDF aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].