Para onde é vamos apanhar o avião? É surpresa!

Fundada em Barcelona em 2015, a Waynabox é uma empresa que vende experiências e viagens em que o destino só é revelado ao cliente 48 horas antes da partida. Em Portugal, este serviço vai concorrer com o da Chocolate Box.

«A vida é como uma caixa de chocolates: nós nunca sabemos o que vamos encontrar». É mais ou menos esta a tradução de uma das frases mais conhecidas do cinema contemporâneo – aparece em Forest Gump, dita pela personagem de Tom Hanks.

E deve ter sido assim que pensou a Chocolate Box quando decidiu criar, em Portugal, um serviço de viagens surpresa, inaugurado a 31 de Outubro deste ano. Aqui, o cliente tem de garantir uma permanência mínima de 48 horas no destino; o destino da viagem esse, só é conhecido no dia anterior à partida. Uma excelente ideia, certo?

Pois, foi isso mesmo que acharam Pau Sendra, Ferran Blan­ché e Dani Jiménez quando criaram a Waynabox em… Março de 2015, ano e meio antes de a Chocolate Box ter chegado ao mercado. Coincidência?

Já com uma boa experiência de mercado, a Waynabox afirma já ter vendido viagens a «vinte mil» clientes e ultrapassado os «3,5 milhões de euros». O conceito, do qual já demos um lamiré, é simples: vender uma viagem-surpresa, cujo destino só é conhecido em cima do dia de partida.

A empresa que agora chega a Portugal (começou em Espanha e depois voou até França) garante viagens para destinos europeus a 200 euros (voo de ida e volta), com dois dias de alojamento incluídos.

Para reservar, é seguir estes passos: aceder ao site da Waynabox, escolher o núme­ro de viajantes, selecionar o aeroporto de partida (Porto e Lisboa), e indicar as datas da viagem (de sexta a domingo ou de sábado a segunda).

Depois, a Waynabox mostra-lhe uma lista de doze destinos possíveis, entre os mais de cinquenta que disponibiliza. «O destino final encontra-se nesta lista, mas só será conhecido, pelo viajante, dois dias antes da sua partida através de um email que contem também todas as informações relativas aos horários dos voos, bilhetes de avião, dados da reserva de alojamento e ainda um guia informativo sobre cidade que se vai visitar», explica André Costa, country manager da Waynabox Portugal.

Mas ainda não é tudo, uma vez que o cliente pode eliminar um dos doze destinos da lista apresentada pela Waynabox. Este procedimento é gratuito, mas para apagar até um máximo de nove, é preciso pagar uma taxa suplementar.

Nos 200 euros a pagar para destinos europeus não estão incluídos suplementos como
almoços, jantares, transfers e taxas turísticas. Em termos de locais de alojamento, a Waynabox promete hotéis, B&B ou apartamentos «situados perto do centro da cidade ou ligados através da rede de transportes públicos locais», sem referir estrelas.

Aqui, há uma diferença em relação à Chocolate Box, já que esta plataforma promete hotéis com «4 ou 5 estrelas». Contudo, isto leva a que os preços dos dois serviços sejam completamente diferentes, já que esta empresa cobra um mínimo de 495 euros por pessoa (se forem, pelo menos dois viajantes – até um máximo de seis), valor esse que sobe até aos 695 euros (caso decida viajar sozinho).

A Chocolate Box também permite eliminar três destinos que não queira visitar e usar vários filtros para que a viagem-surpresa vá ao encontro das suas expectativas. Esta plataforma dá ainda duas prendas ao viajante: uma máquina fotográfica Instax Mini 8 com um rolo e um livro da Coleção de Viagens da Tinta da China.

Actualmente, a Chocolate Box tem ainda uma promoção de Natal, que lhe dá um desconto directo de 20% sobre o valor da sua viagem-surpresa. Aqui há, contudo, uma certeza que não existe na Waynabox: a viagem será feita, apenas, para um dos países do Espaço Schengen.

Isto acontece, porque entre as principais cidades europeias (mais de quarenta destinos), a Waynabox ainda pode atribuir-lhe uma viagem a Marrocos, para uma de três cidades: Marraquexe, Tanger ou Casablanca.

Apesar de terem um conceito totalmente semelhante, Waynabox e Chocolate Box têm as suas vantagens e desvantagens, por isso o melhor mesmo é avaliar bem as características de cada um quando decidir fazer uma viagem-supresa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].