Palavra do Ano 2016 está em votação no site da Porto Editora

A Porto Editora abriu as votações para a sua clássica votação da Palavra do Ano. Em 2016 há dez verbetes à escolha, que resultaram das sugestões de «milhares de portugueses».

Até dia 31 de Dezembro, o site da Porto Editora tem activa a votação da Palavra do Ano. Como sempre, há várias opções de palavras que marcaram os últimos doze meses, mas desde logo parece haver duas que se destacam das outras: ‘brexit’ e ‘geringonça’, pelo mediatismo que tiveram.

‘Brexit’ foi o nome dado à saída do Reino Unido da UE, que aconteceu na sequência de um referendo que aconteceu em Inglaterra, Escócia, Gales, Irlanda do Norte e Gibraltar a 23 de Junho de 2016.

Já ‘geringonça’ foi a alcunha (pejorativa) dada por Paulo Portas à maioria parlamentar que sustenta o actual Governo do PS. As restantes palavras que estão abertas a votos são:

campeão: pelo facto de Portugal ter sido campeão europeu de futebol
empoderamento: forma de obter mais controlo sobre a vida através de direitos civis
humanista: um dos termos mais usados para adjectivar António Guterres
microcefalia: doença provocada pelo vírus Zika
parentalidade: melhor relação entre os pais e as crianças
presidente: pelo facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter ganho as eleições
racismo: devido a incidentes que aconteceram em todo o mundo e em especial nos EUA
turismo: impacto positivo na economia vs. qualidade de vida nas grandes cidades

A sucessora de ‘refugiado’ vai ser conhecida no princípio de Janeiro e as votações estão a decorrer aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].