Ecologia: 9 dicas para um Natal mais verde

Para que a época festiva seja também um hino é ecologia, a Quercus e o TRENDY juntam-se para lhe dar dez dicas para um Natal mais sustentável.

Que tipo de luzes deve escolher para iluminar a árvore de Natal e a casa? E que tipo de decorações deve preferir? Para que o seu Natal seja mais sustentável, o TRENDY junta-se à Quercus para dar duas mãos cheias de sugestões, dicas e ideias que promovem o «respeito pelo ambiente, o apoio a «projectos sociais e a redução de custos».


1 – Escolher a árvore de Natal

See vive numa zona urbana (sem jardim ou quintal) opte por uma árvore artificial que possa reutilizar durante vários anos. Ao escolher por um pinheiro natural, opte por um com raiz se tiver oportunidade e espaço para os plantar novamente, depois de terminar este período festivo. Uma outra opção passa por usar como árvore de Natal os ramos provenientes de podas e cortes responsáveis feitos na floresta.


2 – Quando iniciar as decorações

Inicie as decorações mais perto da semana de Natal para evitar o desperdício de recursos, situação que costuma acontecer se demasiado cedo.


3 – Luzes de Natal

Opte pelo uso de lâmpadas mais eficientes, as LED, que têm um menor consumo energético. Não deixe as luzes acesas em períodos em que não se encontra ninguém em casa ou durante a noite.


4 – Decorações

Faça as suas próprias decorações de Natal reutilizando materiais ou, em alternativa, adquira artigos produzidos por associações de carácter social ou a artesãos locais que utilizem produtos sustentáveis.


5 – Presentes

Na oferta de prendas alimentares prefira produtos de origem nacional e, se possível, de produção biológica; em produtos de perfumaria, cosmética ou higiene pessoal, escolha marcas com produtos naturais, biológicos e que não fazem testes em animais; em equipamentos eléctricos e electrónicos é importante informar-se previamente quais as marcas mais seguras e mais eficientes, em termos de consumos energéticos.


6 – Embrulhos de Natal

Aposte na reutilização do papel de embrulho de adereços, sacos, frascos, caixas e outros materiais com potencial de reaproveitamento.


7 – Ceia de Natal

Para evitar o desperdício de alimentos, faça uma lista de compras do que é mesmo necessário e evite o consumo de produtos embalados. O ideal é confecionar a maior parte dos pratos e sobremesas em casa, privilegiando produtos locais/regionais/nacionais, adquiridos no comércio local e, se possível, de origem biológica e/ou provenientes de redes de comércio justo.


8 – Fritos de Natal

Recolha o óleo alimentar utilizado nas frituras dos doces de Natal e entregue-o para reciclar num ponto de recolha próximo da sua residência.


9 – Resíduos

Faça a separação dos diferentes resíduos e encaminhe os diferentes materiais para reciclagem, utilizando os Ecopontos. Adie alguns dias a deposição dos resíduos não orgânicos para evitar a acumulação de lixo nos contentores.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].