Apartamento de Friedrich Nietzsche em Veneza está à venda

A imobiliária Engel & Völkers é a responsável pela mediação da casa onde o filósofo alemão Friedrich Nietzsche morou durante a sua primeira longa estada em Veneza.

Localizado no andar nobre do Palazzo Berlendis e com cerca de 300 metros quadrados, este apartamento foi a casa do niilista Nietzsche durante o ano de 1880.

O filósofo alemão chegou a Itália depois de o seu estado de saúde se ter agravado, na sequência da contracção da sífilis em 1873. Foi em 1879, quando era professor na Universidade da Basileia, que se viu obrigado a deixar o cargo e a procurar um clima mais propício para o seu estado clínico. Nesta altura, Nietzsche já não tinha quase voz e esta foi uma das razões que o levou a deixar a docência.

Foi assim que chegou a Veneza e que se instalou no Palazzo Berlendis, em frente ao canal do Rio dei Mendicanti. Construído em 1600, este edifício tem uma traça design neoclássica e crê-se que foi projectado pelo arquitecto Andrea Tirali.

«A parte norte do edifício manteve o nome Palazzo Merati e a zona sul foi mais tarde adquirida pela família Berlendis, que deu origem ao nome do palácio, o qual permanece até hoje», explica a Engel & Völkers.

Segundo a imobiliária, este apartamento tem uma área de 300 metros quadrados e uma vista sobre o canal. Um dos destaques é o terraço panorâmico de quinze metros quadrados, de onde se pode ver a Lagoa de Veneza e a torre da Basílica de São Marcos.

O andar tem quatro quartos, três casas de banho (a principal tem mosaicos originais do artista de vidro italiano Napoleone Martinuzzi), uma capela privada e há várias obras de arte espalhadas pelas salas e corredores. «Um dos quartos principais apresenta painéis de madeira raros do século XVIII, uma obra do pintor Francesco Fontebasso», sublinha a imobiliária.

Cheio de história e arte, este apartamento no Palazzo Berlendis onde viveu Friedrich Nietzsche tem um preço de 2,5 milhões de euros. Veja as vistas e babe-se!

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].