Português tem novas palavras no dicionário

Em 2016, o dicionário on-line da Priberam contou com a introdução de mais de 800 palavras. Tartarugário ou telenovelesco são algumas delas.

Sabe o que é uma composteira? E uma cassandrista? Já alguma vez foi a um pescódromo? Das 842 palavras que entraram pela primeira vez no dicionário português da Priberam, há pelo menos 26 cujo significado só aqui pode ser conhecido, segundo os responsáveis pelo mesmo.

Perilesional, despiorar, estromal, cevicheria, deservagem, neuronavegação e chuvento são mais algumas das novidades que surgem dicionarizadas.

De acordo com Carlos Amaral, CEO da Priberam, a entrada destas novas palavras para o dicionário «demonstra o empenhamento da Priberam e da sua equipa de linguistas e lexicógrafos no acompanhamento e contribuição para a evolução da língua portuguesa».

Em breve, o Priberam vai ainda anunciar qual foi a palavra mais pesquisada pelos portugueses em 2016.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].