Designers portugueses de joalharia abrem loja no Porto

O colectivo de joalharia de autor 8×8 abriu uma loja pop-up no Porto, que se vai manter aberta até 15 de Janeiro.

O 8×8 junta oito designers nacionais de joalharia de autor (em nome próprio), que agora se juntam para mostrar as suas peças num espaço comum. Esta loja estará aberta das 12 às 20 horas, de Segunda a Sábado.

A loja, em formato pop-up (ou seja, com data de fecho já agendada), está nas Galerias Lumiére até 15 de Janeiro e pode ser um local a visitar para encontrar uma prenda de Natal mais exclusiva.

Aqui será possível encontrar trabalhos de Ana Bragança, Ana Pina, Áurea Praga, Joana Santos, Lia Gonçalves, Marta Pinto Ribeiro, Susana Teixeira e WEK.

As autoras são formadas nas área de arquitetura, design, arte e matemática, mas encontraram a sua «linguagem criativa» na joalharia.

«Exploramos novos materiais, formas, texturas e acabamentos para apresentar conceitos alternativos, mas acessíveis, porque a missão é também a de democratizar a joalharia e chegar a novos públicos», dizem as mentoras do colectivo 8×8.

Segundo as mesmas, estas peças que estão à venda na pop-up store das Galerias Lumiére (Rua José Falcão, nº 157) são «todas trabalhadas artesanalmente» e muitas são «edições limitadas».

O projecto que deu “asas” ao colectivo 8×8 tem o apoio da plataforma Portuguese Jewellery Newborn, criada pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].