Leaf, Ampera, Zoe? O primeiro automóvel eléctrico chegou a Portugal em 1976!

A mobilidade eléctrica saltou para a agenda mediática há cerca de seis anos, mas a verdade é que já muito antes disso havia automóveis eléctricos em Portugal. No MAAT está aquele que foi o primeiro a circular pelo país.

Chama-se Enfield 8000 e chegou a Portugal em 1976. Este pequeno veículo eléctrico veio de Inglaterra para as Companhias Reunidas de Gás e Electricidade (CRGE), a empresa que, antigamente, fazia as vezes da EDP ou da Galp Energia.

Com uma velocidade máxima de 64 km/h e uma autonomia que andava entre os 40 e os 90 km (dependendo das condições), o Enfield 8000 tinha um motor eléctrico de 6 kW e só foram construídos 120 unidades.

Este automóvel tinha apenas dois lugares e era composto por partes de outros veículos: a suspensão era de um Hillman Imp, as portas dos Minis e os eixos traseiros dos Reliant Robin (aquele carro com três rodas que Mr. Bean odeia).

Em Portugal, o automóvel pode ser visto em exposição no MAAT em Lisboa. Quando chegou, em 1976, o Diário de Notícias chegou a fazer manchete com o acontecimento – ‘Automóvel eléctrico: 25 centavos de manutenção por quilómetro’.

enfield-8000-pt-3

enfield-8000-pt-2


Fotos: Carlos Gonçalves

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].