Tradiio quer chegar aos EUA e bate record de valores em crowdfunding

A plataforma nacional de ajuda a músicos e bandas, que também serve como serviço de streaming, vai fazer a maior campanha de investimento em crowdfunding: em causa estão 600 mil euros.

A Tradiio escolheu o serviço de crowdfunding Seedrs para fazer a maior campanha do género, promovida por uma empresa portuguesa. O crowdfunding é uma forma de financiamento que se baseia em doações de várias pessoas, para chegar a um objectivo monetário.

O da Tradiio é de 600 mil euros, valor que garante uma participação de 13% na empresa e que corresponde a uma avaliação de quatro milhões de euros. Activa há dois dias, esta campanha promete: já rendeu à Tradiio 220,508 mil euros. Se este ritmo se mantiver, a busca por investimento, que vai durar mais dois meses, deve ficar concluída antes deste prazo.

Não é a primeira vez que a Seedrs recebe campanhas de investimento por parte de empresas nacionais: a Coacher, a Agroop, a Climber Hotel e, mais recentemente, a eSolidar já participaram neste forma de angariação de capital. Esta última conseguiu mesmo chegar aos 222 mil euros, valor conseguido por 180 investidores.

«Não há melhor forma de mostrar que o crowdfunding funciona que fazer o nosso próximo round através do mesmo modelo. Esta é a oportunidade perfeita para envolvermos a comunidade portuguesa na internacionalização do Tradiio nos Estados Unidos a partir de Los Angeles», explica Álvaro Gomez, CEO da empresa.

A startup portuguesa foi fundada em 2014 por Álvaro Gomez, André Moniz e Miguel Leite e tem por missão «descobrir e apoiar a melhor música, oferecendo ao talento musical emergente a hipótese de ganhar credibilidade e exposição».

Presente em Portugal, Brasil, Inglaterra, a Tradiio prepara-se agora para lançar o seu modelo nos Estados Unidos. Este modelo permite que os utilizadores apoiem directamente os seus artistas preferidos, através do pagamento de um valor mensal; em troca, os apoiantes têm acesso a conteúdo exclusivo dos seus ídolos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].