Há uma campanha de crowdfunding para salvar os sapatos de Dorothy

O Feiticeiro de Oz é um dos filmes mais emblemáticos da história do cinema norte-americano – tal como os sapatos vermelhos usados por Dorothy. Qualquer um pode ser a Bruxa Boa do Sul e ajudar a salvar os icónicos sapatos, numa campanha de crowdfunding.

O mais provável é que, em 1939, altura do lançamento do filme O Feiticeiro de Oz, nenhum dos responsáveis pelo guarda-roupa se tivesse lembrado da necessidade de salvar os ‘ruby slippers’ para a posteridade. Mais de 70 anos depois, os sapatos com lantejoulas estão em exibição no National Museum of American History.

Apesar de o museu receber fundos governamentais, o Smithsonian pediu cerca de 300 mil dólares para salvar os sapatos, que estão seriamente danificados pelo passar dos anos. Afinal, são uns sapatos normais, onde foram só coladas lantejoulas vermelhas, com a promessa de durabilidade apenas até ao final das filmagens. Com o passar dos anos, os sapatos que ajudaram Judy Garland a percorrer a Yellow Brick Road estão a deteriorar-se, tendo já perdido muito do seu brilho original. O valor pedido vai ser aplicado num processo minucioso de restauro e numa vitrine especial, que permita exibir estes pedaços da História do cinema em toda a sua glória.

A marca dos 300 mil dólares já foi ultrapassada, ainda antes do final do projecto, que termina a 17 de Novembro. O Smithsonian recorreu a William Ivey Long, o designer que já recebeu vários Tony Awards, para uma linha de posters, t-shirts e malas que são entregues como recompensas a quem ajudar nesta missão.

Em 2018, os sapatos de Dorothy serão uma das atracções da exposição renovada do museu.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.