Regresso ao trabalho: 9 dicas para tornar a marmita na sua aliada das refeições diárias!

Depois das férias volte a sua rotina diária, mas deixe de fazer refeições em cantinas e restaurantes e poupe alguns euros. O segredo está na marmita!

Graciela Moreira, especialista em nutrição e culinária da PronoKal, partilhou com o TRENDY dicas para cozinhar menus saudáveis e ricos que pode levar em caixas de plástico. São nove sugestões para tirar o maior partido deste tipo de refeições.

1. Deixe a refeição preparada na noite anterior e guarde-a no frigorífico.

2. As refeições devem sempre consistir em proteínas e vegetais, hidratos de carbono ou cereais.

3. Refeições equilibradas são sinónimo de legumes e verduras. Os legumes e as verduras devem estar sempre presentes em todas as refeições uma vez que são ricos em nutrientes e aceleram o metabolismo. Devem ser frescos e sem adição de açúcar.

4. Não tempere o preparado no dia anterior, uma vez que o sabor é alterado. Leve o tempero num frasco à parte e coloque quando for comer.

5. Cozinhe maior quantidade ao jantar para levar no dia seguinte e conjugue-o com outros alimentos (arroz, batata, legumes) obtendo, assim, um prato diferente.

6. Tenha atenção à constituição da sua refeição. Não se esqueça de ingerir, sobretudo, alimentos de alto teor nutricional: metade da sua marmita deve ser destinada aos legumes; um quarto da sua refeição tem de ser destinada à proteína ou seja: frango, peixe, atum em conserva, ovos ou peru; outro quarto deve ser destinado aos legumes, cereais ou féculas.

7. Deve consumir alimentos ricos em nutrientes e adequá-los à época do ano. Existem um número infindável de legumes e frutos que tem grandes benefícios para o seu bem-estar. Exemplo disso são a couve-flor ou a couve-de-bruxelas, ricas em vitamina C, a abóbora que é rica em vitaminas e tem um baixo índice calórico e os cogumelos que possuem vitaminas, minerais e fibra.

Já, a beringela e a alcachofra são ricas em fibras, tendo benefícios também na desintoxicação do corpo. A romã, as laranjas, tangerinas e toranjas são frutos ricos em vitamina C, o que nos previne dos resfriados.

8. Os lanches constituídos por bolachas, barritas de chocolate e bolos não são recomendados uma vez que o saciam apenas no momento;

9. A fruta deve ser ingerida entre as refeições e não imediatamente a seguir. Esta poderá ser uma boa opção para snacks saudáveis.

Finalmente, Graciela Moreira deixa ainda sete receitas que nem precisam de muitas explicações para serem feitas: os nomes são bastante usgestivos e o que importa aqui é também dar o nosso toque pessoal a cada prato.

Peito de frango grelhado com folhas verdes e tomate cherry;
Omelete de alcachofra com arroz integral;
Salmão no forno com legumes salteados (pimento verde e cebola);
Salada de couve-flor com atum e queijo fresco;
Pescada com espinafre cozido ao vapor e grão-de-bico fresco;
Salteado de cogumelos e gambas;
Frango ou peru assado com abóbora e pepino.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].