O dilema da Gallo: um azeite com piri-piri ou um piri-piri com azeite?

A Gallo, que nos últimos tempos tem lançado vários tipos de azeite e até mesmo vinagre com sabor a tudo a mais alguma coisa (até de framboesa), deixou-nos esta bomba na mão.

Primeiro que tudo: é picante. É mesmo picante, por isso não se ponha armado em herói na altura de temperar o frango assado nem de se deixe enganar pela palavra ‘azeite’ e pelo logótipo da Gallo que vem na embalagem.

A marca chama-lhe Piri-Piri com Azeite Gallo, mas depois de provar uma gotas, este novo produto parece-nos tudo menos azeite. Ainda assim, o dilema fica no ar: foi o picante que “atacou” as azeitonas ou as azeitonas que focam salpicadas com piri-piri.

Pelo rótulo, não há dúvidas: 52% é azeite. Mas uma coisa é verdade: bastam apenas uma gotas de bom picante num outro molho para sentirmos logo o “calor”. Neste caso, a Gallo garante que o picante ocupa apenas 1,7% do preparado; mas ainda há tabasco e paprika na receita.

Apesar das evidências que nos mostra o rótulo, este é um caso onde os números mentem: isto é picante com nome de azeite e não está preparado para paladares fracos. Depois não diga que não o avisámos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].