Com o Humor Não se Brinca, Nelson Nunes – 20|20 Editora

Depois de ter entrevistado várias figuras nacionais ligadas ao humor, Nelson Nunes compilou as declarações num livro que, segundo a editora, faz um retrato sobre a comédia nacional.

Com um nome (talvez) baseado no clássico da literatura francesa On ne Badine Pas Avec l’Amour, de Alfred de Musset, este livro compila uma série de conversas do jornalista e escritor Nelson Nunes com humoristas portugueses.

Nuno Markl, Herman José, Bruno Nogueira, João Quadros, Salvador Martinha, Nilton e Filipe Homem Fonseca (que assina o prefácio), são alguns dos comediantes que nos contam, por exemplo, os seus processos criativos e a “receita” ideal para se fazer uma boa piada.

Mas não só: entre as técnicas para se escrever bom humor, também há histórias sobre momentos complicados sobre, por exemplo, as fronteiras do humor que produzem diariamente.

«O Nelson é bem capaz de ter escrito o livro definitivo sobre a moderna comédia portuguesa», diz Nuno Markl, enquanto Filipe Homem Fonseca acredita que «um tratado desta envergadura sobre os comediantes portugueses devia ser publicado a cada dez anos».

Além dos grandes nome da comédia nacional da actualidade, Nelson Nunes também dedica um capítulo aos novos valores do humor português: Guilherme Duarte, Dário Guerreiro, Diogo Faro, Cátia Domingues e Diogo Batáguas são alguns dos humoristas “rookies” falados pelo autor.

O livro chega às lojas a 3 de Outubro e vai ter duas apresentações, uma em Lisboa e outra no Porto. A primeira, dia 4 de Outubro, será na Fnac Centro Comercial Colombo (21 horas) e vai ter a presença, mais que previsível, de Nuno Markl (onde é que ele não anda agora?).

Já a apresentação a Norte, será a 11 de Outubro na Fnac do NorteShopping com um nome que dirá pouco à maioria das pessoas: Rui Xará. O preço de Com o Humor Não se Brinca é de 16,59 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].