Canon M5, a máquina fotográfica com corpo vintage e tecnologia de ponta

Os adeptos da fotografia que gostam de um design mais em linha com as máquinas do passado vão encontrar na Canon EOS M5 a sua nova coqueluche.

Se a Canon M5 fosse hoje posta à venda num antiquário, poucos conseguiriam adivinhar que, afinal, está ali uma das máquinas fotográficas compactas mais avançadas do portfólio da marca japonesa.

A Canon caracteriza a EOS M5 como um produto da «fusão entre o poderoso desempenho de uma DSLR e a portabilidade e conforto de uma compacta». Com esta tipologia, a máquina entra para a categoria das câmaras mirrorless, ou seja, não tem o espelho característico da reflexas puras que nos mostra um viewfinder analógico.

Ao contrário disso, a M5 tem um viewfinder (o local onde se coloca o olho para ver o motivo que se está a fotografar) electrónico – imagine que está a ver uma imagem filmada num ecrã minúsculo, tal como se tratasse de um TV microscópica.

Com o sistema de vidros das máquinas reflexas (que reflectem a imagem a fotografar) fora da equação, há espaço para colocar outras tecnologias. Uma delas é o processador DIGIC 7 que se estreia numa máquina Canon. O sensor de imagem tem 24,7 MP e promete «fotografias mais nítidas e precisas e vídeos mais dinâmicos».

Juntamente com a nova Canon EOS M5 é igualmente lançada a objectiva EF-M 18-150 mm f/3.5-6.3 IS STM, cujo zoom óptico chega aos 8,3x e que é uma das mais versáteis do seu género, uma vez que tanto é boa para fotografar de perto (por começar nos 18 mm) como para fazer algumas “chapas” com zoom (chega aos 150 mm).

Na parte de trás da máquina encontramos ainda um ecrã LCD táctil que permite o acesso a todos os parâmetros e definições da Canon M5. No corpo podemos ainda encontrar botões personalizáveis, incluindo um novo para o polegar que permite controlar a exposição.

No que respeita a ligações sem fios, pode tirar partido do Wi-Fi, NFC e Bluetooth para, por exemplo, enviar as fotos directamente para o seu smartphone/tablet Android ou iOS. O mesmo dispositivo serve ainda como disparador remoto da câmara. Para fazer tudo isto será necessário instalar a app Canon Camera Connect.

Os preços da nova Canon M5 bem como da objectiva não foram oficialmente revelados pela marca, mas é quase certo que esta última seja mais cara que o corpo: enquanto a máquina se deve ficar pelo 900 euros, a EF-M 18-150 mm deve rondar os 1400 euros.

canon-eos-m5

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].