Máquinas de lavar roupa Samsung “imitam” Galaxy Note 7

Se há vários produtos que podem rebentar e por em causa a segurança dos seus utilizadores, porquê só ter um que o faça? A Samsung está a ter uma reentrée terrível em 2016.

Primeiro foi o Galaxy Note 7 a dar problemas: a bateria do smartphone da marca coreana explodiu enquanto carregava e provocou vários acidentes, entre eles um automóvel completamente destruído pelo fogo ou uma cozinha em chamas.

A Samsung apressou-se a pedir a entrega dos aparelhos com defeito, mas nem isso provocou a onda de destrui̤̣o causada pelos Galaxy Note 7 Рmesmo as baterias dos aparelhos que vieram substituir os defeituosos come̤aram a dar problemas e acabaram tamb̩m por se incendiar.

Agora, o problema passou para alguns modelos das máquinas de lavar roupa, as Top Load Washer, modelos onde a roupa é colocada pela parte de cima: em ciclos de lavagem na máxima rotação, a máquina começa a vibrar, o que provoca o rebentamento de cabos, tubos de água e pequenas explosões, que espalham peças por todo o lado. O alerta foi dado nos EUA, onde um dos primeiros casos aconteceu em New Jersey (Nova Iorque).

A U.S. Consumer Product Safety Commission, um organismo dos EUA que tem como objectivo proteger os consumidores de produtos defeituosos disse já estar a trabalhar com a Samsung para minimizar as consequências deste problema que afecta as Samsung Top Load Washer.

Já a Samsung, emitiu um comunicado onde assume o problema em alguns modelos feitos em 2011 e 2016 e recomenda que os utilizadores das versões afectadas (há um site onde se pode confirmar isto) usem ciclos de lavagem a baixas rotações, enquanto as Top Loader Washer não são substituídas.

Em Portugal, contudo, nada a temer: a Samsung não vende estes modelos no País e por cá, a marca coreana apenas disponibiliza as AddWash (em que é possível adicionar roupa pela frente, mesmo com a máquina a lavar), as Crystal Blue e as Eco Bubble. Estes modelos não são afectadas por qualquer tipo de problema.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].